News

Oct 10, 2024

Primeiros formandos do Qualifica PE recebem certificado

O Programa Qualifica PE, fruto de uma parceria do Governo do Estado com o SENAI-PE, o Sebrae e o Senac, certificou os primeiros formandos na manhã desta quinta-feira (10), no Museu Cais do Sertão, Bairro do Recife. Foram entregues os diplomas para 450 alunos dos mais diversos cursos.

A escolhida para receber o documento das mãos da governadora Raquel Lyra, representando os demais formandos, foi Dayse Albertino dos Santos, aluna do curso de Construção Civil: eletricista e revestimento em cerâmica. Sem emprego formal há nove anos, Dayse foi contratada tão logo terminaram as aulas. A vaga é na construtora que executa serviços do Programa Morar Bem no bairro de Peixinhos, Olinda, onde ela mora.

“Eu trabalhava como manicure e tinha uma renda de 200 reais por mês. Eu vim aqui para agradecer por essa oportunidade, porque, através do curso, eu consegui um emprego. Esse curso veio para melhorar a minha vida e a vida da minha família”, destacou.

A diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto, fez uma saudação especial aos formandos. “Eu vou quebrar o protocolo para cumprimentar primeiro os alunos. É uma alegria muito grande ter vocês aqui, pois sabemos que a luta é grande. Mas a importância da qualificação é para todos, para as pessoas, para a economia, para a indústria…”, iniciou.

A executiva também lembrou a alta taxa de empregabilidade dos egressos dos cursos SENAI, com mais de 80%, e o desempenho da instituição na World Skills (Torneio Internacional de Educação Profissional), no mês passado em Lyon (França). “Mais de 80% das empresas contratam os profissionais com formação do SENAI. A qualificação faz a diferença e que esse certificado que vocês recebem hoje seja o primeiro de muitos. Estão todos de parabéns, assim como o Governo do Estado, pela iniciativa, e o Sistema S”, pontuou.

A governadora Raquel Lyra ressaltou que a qualificação adquirida por Dayse e os demais alunos vai fazer a diferença na vida não apenas deles, mas também do entorno familiar e da comunidade. “O trabalho dela vai mudar a casa dela e a vida de outras pessoas que moram na comunidade. Assim que terminou o curso, foi direto para trabalhar no almoxarifado da empresa. Com ela, conseguimos virar o jogo do desemprego em Pernambuco. Já temos um saldo positivo de mais de 95 mil empregos de carteira assinada”.

SENAI uses cookies and other similar technologies to improve your experience. In accordance with our Privacy Policy, by continuing to browse, you agree to these conditions. Find out more.