Primeiros formandos do Qualifica PE recebem certificado
O Programa Qualifica PE, fruto de uma parceria do Governo do Estado com o SENAI-PE, o Sebrae e o Senac, certificou os primeiros formandos na manhã desta quinta-feira (10), no Museu Cais do Sertão, Bairro do Recife. Foram entregues os diplomas para 450 alunos dos mais diversos cursos.
A escolhida para receber o documento das mãos da governadora Raquel Lyra, representando os demais formandos, foi Dayse Albertino dos Santos, aluna do curso de Construção Civil: eletricista e revestimento em cerâmica. Sem emprego formal há nove anos, Dayse foi contratada tão logo terminaram as aulas. A vaga é na construtora que executa serviços do Programa Morar Bem no bairro de Peixinhos, Olinda, onde ela mora.
“Eu trabalhava como manicure e tinha uma renda de 200 reais por mês. Eu vim aqui para agradecer por essa oportunidade, porque, através do curso, eu consegui um emprego. Esse curso veio para melhorar a minha vida e a vida da minha família”, destacou.
A diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto, fez uma saudação especial aos formandos. “Eu vou quebrar o protocolo para cumprimentar primeiro os alunos. É uma alegria muito grande ter vocês aqui, pois sabemos que a luta é grande. Mas a importância da qualificação é para todos, para as pessoas, para a economia, para a indústria…”, iniciou.
A executiva também lembrou a alta taxa de empregabilidade dos egressos dos cursos SENAI, com mais de 80%, e o desempenho da instituição na World Skills (Torneio Internacional de Educação Profissional), no mês passado em Lyon (França). “Mais de 80% das empresas contratam os profissionais com formação do SENAI. A qualificação faz a diferença e que esse certificado que vocês recebem hoje seja o primeiro de muitos. Estão todos de parabéns, assim como o Governo do Estado, pela iniciativa, e o Sistema S”, pontuou.
A governadora Raquel Lyra ressaltou que a qualificação adquirida por Dayse e os demais alunos vai fazer a diferença na vida não apenas deles, mas também do entorno familiar e da comunidade. “O trabalho dela vai mudar a casa dela e a vida de outras pessoas que moram na comunidade. Assim que terminou o curso, foi direto para trabalhar no almoxarifado da empresa. Com ela, conseguimos virar o jogo do desemprego em Pernambuco. Já temos um saldo positivo de mais de 95 mil empregos de carteira assinada”.