Notícias

abr 18, 2024

SENAI-PE recebe integrantes do projeto ProMorar, da Prefeitura do Recife

Representantes do SENAI-PE receberam uma comitiva de cinco integrantes do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental – (ProMorar Recife), uma ação da Prefeitura do Recife financiada com operação de crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Felipe Fritz e Monalisa Chagas, integrantes da equipe de negócios e parcerias da diretoria industrial do SENAI-PE, conduziram o evento e apresentaram ao grupo uma seleção das ações realizadas pelos Institutos SENAI de Tecnologia e de Inovação que podem ser aproveitadas pelo programa.

O ProMorar Recife é dividido em três componentes: urbanização integrada, infraestrutura resiliente e inovação na política urbana e habitacional e enfrentamento aos riscos climáticos. Para atender a essas demandas, o trio de consultores do SENAI-PE Andreza Pirro, Mariele Ferreira e Daniel Bruno apresentou iniciativas ligadas às áreas de materiais, construção civil e gesso. Uma das propostas que mais chamou a atenção dos participantes foi a consultoria em Building Information Modeling (BIM), metodologia que pode ser apresentada em projetos de construção civil para otimizar processos e reduzir desperdícios.

Outro tópico abordado na reunião foi a consultoria em eficiência energética, apresentada pelo coordenador técnico de consultoria e P&D em Energia, Ricardo Chalegre. Danilo Lima, coordenador corporativo de qualidade, enumerou as ações do Laboratório de Meio Ambiente, que pode colaborar, por exemplo, com consultorias em legislação ambiental e ações para recuperação de rios. Os serviços de metrologia, com análise de materiais da construção civil e de meio ambiente, também despertaram interesse do grupo da Prefeitura do Recife.

“Mostramos à equipe do Promorar que dispomos de competência para desenvolver ferramentas e tecnologias inovadoras para que a Prefeitura do Recife possa, por exemplo, monitorar possíveis pontos de alagamento e deslizamento. A recepção foi muito boa e devemos nos reunir novamente para aprofundar essa parceria”, pontua Felipe Fritz.

A gerente de inovação, riscos e controle urbano do ProMorar, Vitória Passos, elogiou o leque de soluções oferecido pelo SENAI Pernambuco para o programa. “Há uma sinergia muito grande entre o que estamos pensando para o projeto e o que o SENAI mostrou para nós. A inovação e a inteligência artificial aplicadas à sustentabilidade, por exemplo, são pautas convergentes e que nos interessam muito”.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.