Notícias

jun 30, 2021

WorldSkills: competidores participam de simulado

Em preparação para as seletivas nacionais que irão escolher os representantes do Brasil na WorldSkills 2022, os competidores do SENAI Pernambuco estão participando, ao longo desta semana, de provas que simulam o ambiente real do mundial de profissões técnicas. Além de realizarem atividades similares àquelas serão cobradas na competição, os estudantes também precisam estar atentos aos detalhes dos processos e ao tempo de execução das provas, que estão sendo acompanhados de perto por avaliadores.

Este é o segundo simulado realizado com os competidores. A ideia é promovê-los a cada dois meses, para acompanhar a evolução dos estudantes e reforçar o treinamento para as seletivas nacionais, que devem ocorrer entre os próximos meses de dezembro e março. “Com esses simulados, nós conseguimos monitorar o desempenho dos competidores e ajustar o que for necessário, em um processo de melhoria contínua”, explicou a coordenadora da WorldSkills em Pernambuco, Julyana Leite.

Ao todo, Pernambuco irá participar dessa fase em oito modalidades: Redes de Cabeamento Estruturado; Tecnologia da Água; Tecnologia de Laboratório Químico; Desenho Mecânico em CAD; Sistema em Drywall e Estucagem; Refrigeração e Ar-Condicionado; Tecnologia da Moda; e Tecnologia Automotiva. O melhor colocado na etapa nacional fará parte da comitiva brasileira que seguirá para a disputa em Xangai, na China, sede da próxima edição do mundial de profissões técnicas.

PERNAMBUCO NA WORLDSKILLS

O SENAI Nacional participa do evento desde 1983 e, a cada edição, o Brasil vem ganhando mais destaque na competição. A primeira participação do SENAI Pernambuco ocorreu em 1997. A primeira medalha foi conquistada em 2003, ano em que Eduardo Alcântara garantiu o bronze na modalidade Mecânica de Precisão, na Suíça. Ao todo, o estado soma quatro medalhas: uma de ouro, uma de prata e duas de bronze.