VIA Senai completa quatro anos fortalecendo o trabalho
A terça-feira (22.10) foi de comemoração pelos quatro anos do Via Senai. A plataforma de empregabilidade criada para conectar alunos e egressos dos cursos do SENAI-PE às empresas chegou a 98 mil candidaturas, mais de 16 mil currículos cadastrados e 1.400 indústrias. A celebração, em dois momentos, teve a certificação das empresas que mais contrataram, no Observatório da Indústria, no período da tarde: ADTSA, Autoliv do Brasil Ltda, CBA Itapissuma, Frisabor, Grupo Via 1, Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, Indústrias Renda, Klabin, Moreira & Neves Climatização e Tramontina. E, mais cedo, alunos e ex-alunos tiveram uma manhã de jogos e palestras.
No discurso de abertura para as indústrias, a diretora regional da instituição, Camila Barreto, lembrou a importância do sistema para unir empregadores e colaboradores. “Muitas vezes as empresas apresentam dificuldade em identificar os profissionais no mercado e é aí que entra essa ferramenta, para fazer essa conexão. O SENAI existe para atender a indústria e fico muito feliz quando fazemos essa parceria dar certo”, ressaltou.
MANHÃ PARA ALUNOS
O dia começou com uma recepção aos alunos das diversas escolas do SENAI no auditório da Casa da Indústria. Eles receberam as boas-vindas da gerente de Pesquisa e Prospectiva, Ana Paula Vasconcelos; do gerente de Educação Celso Soares; e da coordenadora de empregabilidade do SENAI, Rita de Kassia Lino.
“O Via Senai tomou uma dimensão tão grande que outras regionais e indústrias de outros estados estão nos procurando para saber se atendemos fora de Pernambuco”, ressaltou Ana Paula. “Se inscrevam na plataforma e aproveitem as vagas, porque lá só temos alunos e ex-alunos do SENAI”, convidou Celso. “De cada dez alunos que saem do SENAI, oito são empregados”, lembrou Rita, ressaltando o alto índice de empregabilidade dos egressos. O palestrante Roberto Montanha falou sobre a necessidade de sonhar e transformar os sonhos em realidade. A manhã terminou com gincana e distribuição de brindes.