Via SENAI completa 3 anos de atuação
Em comemoração aos três anos de atuação da plataforma Via SENAI, empresários, executivos, gestores de indústrias e do Sistema FIEPE e egressos do SENAI se reuniram, nesta quarta-feira, na sala de inteligência do Observatório da Indústria, para uma manhã de conexão e conhecimento. O presidente da FIEPE e do Conselho Regional do SENAI-PE, Ricardo Essinger, abriu o evento ressaltando a função humana dessa ferramenta, 100% gratuita. “Uma plataforma que proporciona o desenvolvimento não apenas dos alunos e egressos, mas também das empresas que buscam mão de obra qualificada”, destacou Essinger.
Ao longo desses 3 anos de atuação o Via SENAI comemora resultados como os mais de 12 mil currículos cadastrados na plataforma, 4 mil vagas oferecidas, quase mil empresas parceiras e um índice de ocupação dos egressos dos cursos técnicos de 81,5%. “Números que nos orgulham porque mostram quão assertiva foi a nossa estratégia, proporcionando oportunidades de trabalho para os jovens e melhorando a qualidade da mão de obra nas empresas”, destacou a gerente de Pesquisa e Prospectiva do SENAI-PE, Ana Paula Vasconcelos.
O superintendente da FIEPE/IEL, Israel Erlich, relembrou o surgimento da ideia que originou a plataforma, idealizada pelo então Comitê de Jovens Empresários da FIEPE, e destacou os benefícios dela como uma parceira do IEL-PE na integração do profissional em formação e o mercado de trabalho. Já o gerente das unidades SENAI de Caruaru e Belo Jardim, Celso Soares Júnior, reforçou em suas palavras o papel do SENAI na inserção dos profissionais no mundo do trabalho e o processo de modernização que as profissões do futuro vão exigir.
Durante o evento, também foi exibido um vídeo testemunhal do aluno Gicleyson Lourenço, técnico em Manutenção Automotiva que iniciou sua carreira profissional por uma oportunidade do Via SENAI. Ao longo da programação, também foram feitas algumas homenagens às principais empresas parceiras, como foi o caso do Estaleiro Atlântico Sul – empresa com o maior número de contratados pela plataforma –, além de uma palestra da consultora corporativa Ana Karla Cantarelli, que compartilhou ideias sobre como a área de Recursos Humanos pode alavancar o processo de desenvolvimento de lideranças.
Participaram ainda do encontro o diretor Administrativo da FIEPE, Bruno Veloso, a secretária estadual de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo em exercício, Cristiane Andrade, e Simone Brasil, auditora fiscal do Trabalho.