Via SENAI celebra dois anos e reconhece empresas e alunos parceiros
A plataforma de empregabilidade Via SENAI celebra dois anos de existência. E, para comemorar o aniversário, o SENAI-PE reuniu empresas e alunos para reconhecer a importância de cada um nos frutos conquistados nos últimos anos. Para se ter ideia do impacto positivo, a plataforma divulgou mais de 2.000 vagas de emprego e estágio e encaminhou mais de 20 mil currículos para as mais de 600 empresas cadastradas.
O presidente do Sistema FIEPE, Ricardo Essinger, destacou a força da plataforma para as indústrias e para o mercado de trabalho. “Queremos comemorar e estreitar ainda mais a ponte entre empresas e alunos, para que não só a plataforma tenha sucesso, mas também a carreira de todos aqueles que passaram pelo nosso SENAI-PE”.
A diretora Regional do SENAI-PE, Camila Barreto, deixou uma mensagem aos participantes por vídeo, destacando que o projeto vem se tornando essencial para tornar o estado cada vez mais competitivo por meio da atuação de profissionais qualificados, como os do SENAI-PE. “Os resultados expressivos só se tornaram porque as empresas continuam no trabalho que é desenvolvido pelo SENAI. Torço que essa parceria se estenda por muitos anos”, disse.
Para a gerente de Pesquisa e Prospectiva do SENAI-PE, Ana Paula Vasconcelos, falou da alegria que é presenciar este momento. “Nossa diretora acreditou que podíamos construir essa plataforma, e, hoje, a gente ver o sucesso que está acontecendo é muito gratificante. Nada disso seria possível se não fosse a contribuição das empresas, que sempre confiam nos nossos projetos”, contou.
Já a especialista em desenvolvimento industrial do departamento nacional do SENAI, Claudia Mendes, parabenizou a todos os envolvidos e reiterou a força que esse projeto tem para o SENAI Nacional.
O diretor de Inovação e Tecnologia no SENAI-PE, Oziel Alves, frisou o papel que o SENAI tem no processo de modernização da indústria. Na oportunidade, ele falou dos projetos desenvolvidos pelo Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) e reiterou que a toda a infraestrutura do SENAI está à disposição das empresas pernambucanas.
Para mostrar o dia a dia dos estudantes, o gerente escolar do SENAI Ipojuca, Fernando Freyre, trouxe um pouco da realidade dos alunos, mostrando o trabalho desenvolvido na unidade relativo ao processo da indústria de materiais plásticos. Na visão dele, a expectativa é sempre que os alunos possam agregar valor ao mercado e transforme as suas vidas.
Com o papel integrador, o IEL-PE também esteve no evento, por meio da gerente de produtos e serviços, Juliana Nogueira. Ela destacou a missão da instituição ao fazer essa ponte entre profissionais e empresas, tornando possível a realidade ao mundo da empregabilidade. Ela aproveitou o espaço para falar sobre os serviços do Instituto, como os programas de estágio e de capacitação.
Buscando reconhecer esses parceiros, o SENAI-PE ainda premiou as 10 empresas que mais valorizou o profissional com qualificação SENAI Pernambuco. Entre elas, Ambev, CBA Itapissuma, Fiabesa, Flex Import, FMM Pernambuco, Gerdau, Gotemburgo, Meira Lins, PMC Automotivo e Toyolex Veículos.
ALUNOS
À tarde, foi a vez de comemorar com os alunos do SENAI-PE, que tiveram a oportunidade de conferirem as palestras da psicóloga do IEL-PE, Ketilly Gomes, e da analista de educação profissional do SENAI-PE, Rita de Kássia. Eles participaram também de uma palestra com Denilson Shikako, sobre conhecimento.