Notícias

nov 30, 2021

Soluções do ISI-TICs são selecionadas para catálogo do G20

Para disseminar as iniciativas relacionadas à transformação digital da indústria que estão sendo adotadas nas maiores potências do mundo, o Business 20 (B20), braço do G20 voltado à defesa dos interesses do setor empresarial, lançou um portfólio reunindo mais de 80 soluções inovadoras desenvolvidas nestes países. Ao todo, cinco cases brasileiros, apresentados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foram selecionados para fazer parte da coletânea. Deste total, três foram desenvolvidos por meio de parcerias firmadas entre o Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) e indústrias brasileiras.

Em linhas gerais, o portfólio apresenta exemplos de como é possível aplicar as novas tecnologias às indústrias, além de minimizar fronteiras, possibilitando a troca de conhecimento e de práticas inovadoras. As soluções do ISI-TICs selecionadas para compor o documento estão relacionadas a tecnologias como inteligência artificial, big data, análise avançada de dados, internet das coisas e sensorização.

“A transformação digital está nas veias do ISI-TICs, que tem seu foco no desenvolvimento de soluções por meio das tecnologias habilitadoras para a indústria 4.0. Nós utilizamos a tecnologia como vetor para elevar a competitividade do setor produtivo brasileiro para outro patamar e é gratificante perceber que essas ideias podem inspirar a criação de projetos em outras grandes economias”, ressaltou o gerente de Negócios do ISI-TICs, Ernani Azevedo.

Os três cases do ISI-TICs foram desenvolvidos em parceria com indústrias e startups com atuação nacional. Saiba mais abaixo!

FPSO Digital Twin

Em uma parceria com a Shell e a PhDSoft, empresa brasileira de engenharia e tecnologia, o ISI-TICs desenvolveu o FPSO Digital Twin – uma solução que permite o mapeamento, a simulação e a antecipação do processo corrosivo de plataformas flutuantes de produção e armazenamento de petróleo – em inglês, floating production storage and offloading (FPSO). Essas plataformas estão localizadas em ambientes suscetíveis a fenômenos naturais, como tempestades, ventanias e maresia, o que aumenta a velocidade da taxa de corrosão de suas estruturas.

Por meio da tecnologia Digital Twin (em português, gêmeos digitais), o software consegue simular tais estruturas e promover análises avançadas acerca da influência que os fenômenos naturais podem ter sobre as plataformas, promovendo a redução dos custos com manutenções corretivas e a identificação de possíveis problemas de forma mais assertiva. Além do incentivo da Plataforma Inovação para a Indústria, esse projeto recebeu recursos oriundos da cláusula de P,D&I da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Real-Time Route Optimization
Promover a otimização das rotas logísticas e resolver o problema de rastreamento de embalagens de insumos é a proposta desse projeto, resultado de uma parceria entre o ISI-TICs e a startup Evoy. A partir da inteligência artificial, o software consegue testar diferentes cenários, identificar possíveis entraves, como congestionamentos e condições das vias, e apontar a melhor rota para o transporte logístico. Além de melhorar o atendimento, a solução tem conseguido reduzir os custos com transporte em até 30%.

Traceable and Smart Packing
Da necessidade de combater o furto às baterias estacionárias que alimentam Estações Rádio-Base (ERB), surgiu o projeto desenvolvido para o Grupo Moura. Em parceria com o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura e utilizando tecnologias como inteligência artificial e análise de dados, o ISI-TICs desenvolveu um sistema capaz de monitorar tais equipamentos em tempo real, utilizando sensores e dispositivos embarcados específicos. Além de alertar as equipes de segurança patrimonial das empresas de telecomunicações, a solução também registra todo o processo de instalação e manutenção em uma plataforma on-line.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.