Notícias

maio 12, 2023

Setor de panificação de olho no futuro

Identificar novas tendências de consumo e melhorar os processos produtivos com novos insumos e equipamentos. Empresários do setor de panificação estiveram nesta quinta-feira (11), no Observatório da Indústria, com esses objetivos em comum. As informações partiram de um estudo prospectivo com dados primários, realizado pela equipe de Pesquisa e Prospectiva do SENAI-PE com empresários do setor, e de um levantamento realizado pelo Departamento Nacional da entidade.

Entre os dados coletados com empresários locais, destaca-se a dificuldade em conseguir mão de obra qualificada, ponto que foi recorrente em algumas perguntas do questionário. A partir do estudo realizado pelo SENAI Nacional, foram apontadas tendências de consumo como a busca por alimentos mais saudáveis – a partir de produtos integrais – com menos conservantes ou livres de glúten e lactose, além de equipamentos mais modernos, automatizados, com menor consumo de energia.

Presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Pernambuco, Paulo Pereira destaca a importância dessa construção em conjunto: “Percebemos que essas tendências já são uma realidade, mas essa discussão em grupo nos proporciona a elaboração de sugestões e ações para internalizar dentro de nossas empresas”. Ao final, foi elaborado um documento com todos os resultados obtidos no encontro.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.