Notícias

out 11, 2022

Setor de confecção ganha produtividade com Inova Moda Digital

Empresas de vestuário de todo o Estado estão participando de uma série de consultorias promovidas pelo SENAI-PE, em parceria com o SEBRAE-PE e o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT. O projeto, intitulado Inova Moda Digital, tem alcançado resultados impressionantes com as marcas participantes, apresentando ganho médio de 83% em relação à produtividade, quando o objetivo inicial era de ao menos 15%. O resultado expressivo é fruto do trabalho de capacitação em técnicas do Lean Design que retiram o excesso de produção, entendendo esse excesso como todas as partes que não agregam valor ao produto, incluindo o uso de ferramentas até práticas de ergonomia.

O consultor em Design do Instituto SENAI de Tecnologia em Materiais e Processos Produtivos, Cleber Lima, destaca os impactos positivos do projeto na competitividade da indústria de vestuário. “Temos recebido elogios sobre os efeitos da consultoria em Lean Design na melhoria de aspectos como produtividade e assertividade das ações desenvolvidas pelo setor de criação e desenvolvimento de produtos. Os resultados são percebidos na melhoria dos processos de planejamento e execução de novos modelos, possibilitando maior clareza para projetar e realizar produtos melhores e mais competitivos em menor tempo”, avaliou.

A primeira fase do Inova Moda Digital, focada no Lean Design (desenvolvimento enxuto), teve início em maio deste ano. Para Alysson Henrique, da empresa Zuzinha Kids, que produz roupas infantis, participar do projeto mexeu positivamente na dinâmica da marca. “Foi uma experiência muito válida. A consultoria foi bastante objetiva e atingiu as nossas expectativas. Por meio dos direcionamentos que tivemos, desenvolvemos cinco modelos novos, de acordo com produtos que estão no topo das vendas, que já estão sendo comercializados. Após a consultoria, já desenvolvemos mais dois outros modelos”, recomendou.

Para Janaína Florêncio, diretora da empresa caruaruense Moça Morena, o projeto também está aprovado. “O Inova Moda Digital foi ótimo para a empresa, porque abriu as nossas mentes e nos fez enxergar a produção de forma diferente, mais prática e funcional. Continuo aplicando na empresa e aprovando os seus resultados”. As empresas Zuzinha Kids e Moça Morena fazem parte das 30 empresas de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Surubim que participaram da primeira etapa do projeto.

As marcas receberam o consultor que desenvolveu novos produtos junto com as equipes, tendo como base o carro-chefe da empresa, gerando cinco novas possibilidades a partir deste item. “As empresas saíram do lugar no qual a equipe executa por executar a pedido de alguém ou porque acha que é a solução ideal. Agora, colocamos todo mundo em um contexto de colaboração para chegar ao objetivo”, explica o consultor do IST Materiais e Processos Produtivos, Cléber Lima.

NOVIDADES – Para 2023, o Inova Moda Digital trará uma novidade: o lançamento da consultoria em Lean Manufacturing (manufatura enxuta). Este novo serviço contará com os mesmos critérios de participação aplicados aos atendimentos em Lean Design: subsídio de 100% do atendimento, acesso a uma metodologia padronizada para o todo o País e um conjunto de ferramentas que permitem ampliar a produtividade de uma célula produtiva da empresa.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.