Notícias

jan 18, 2021

SESI e SENAI abrem vagas para EJA Profissionalizante

Em busca de elevar a escolaridade dos pernambucanos, sobretudo dos trabalhadores da indústria, o SESI-PE acaba de lançar uma novidade: a Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante, na qual o aluno terá a oportunidade de concluir o Ensino Médio e, ao mesmo tempo, fazer um curso de Qualificação Profissional do SENAI-PE. Ao todo, estão sendo oferecidas 800 vagas gratuitas. As aulas acontecerão100% online, com exceção dos cursos oferecidos em Caruaru, que serãosemipresencial, sendo as aulas do SESI 100% online e as do SENAI 80% online e 20% presencial. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas presencialmente nas unidades do SESI Ibura, Cabo, Caruaru ou Paulista.

Para realizar a inscrição, o interessado precisa ter no mínimo 18 anos, Ensino Fundamental completo ou Ensino Médio incompleto, além de apresentaras cópias da certidão de nascimento ou de casamento, do RG, CPF, histórico escolar original, comprovante de residência e uma foto 3×4. A duração do programa é de um ano e, ao final dele, o estudante sairá com dois certificados, sendo um de conclusão do Ensino Médio e o outro de um curso de Qualificação do SENAI de Assistente de Contabilidade, Assistente de Recursos Humanos, Modelista de Roupa, Costureiro, Inspetor de Qualidade, Assistente de Controle de Qualidade, Operador de Microcomputador e Almoxarife.

As aulas remotas começarão em 22 de fevereiro com a etapa de reconhecimento de saberes no Portal SESI de Educação. Depois, o estudante iniciará seus estudos na plataforma de ensinoLearning Management System (LMS)acompanhado por professores-tutores, que abordarão as seguintes áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Todos os conteúdos estarão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, o que possibilita que o aluno estude onde, como e quando puder, de acordo com sua rotina.

Para a gerente de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto, o projeto permitirá ao estudante conciliar a educação básica com formação profissional, desenvolvendo novas competências para se destacar no mercado de trabalho, e obter dupla certificação de instituições de ensino de referência em todo o país. “O EJA Profissionalizante possui uma metodologia diferenciada, baseada no reconhecimento de saberes que considera as habilidades adquiridas pelo aluno ao longo da vida. Ele sairá da sala de aula mais qualificado e capacitado para ser um profissional ainda melhor ou galgar novas oportunidades no mundo do trabalho”, comentou.

Diretora de Educação do SENAI-PE, Carla Abigail explica que os cursos de Qualificação oferecidos pela instituição preparam os alunos para que possam iniciar sua trajetória em uma profissão, facilitando a inserção ou a recolocação no mercado de trabalho. “O que estamos oferecendo é uma porta de entrada para que esses jovens e adultos possam se capacitar para atender às demandas das indústrias locais ou, até, para que possam empreender”, explicou. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3412.8580.

Confira abaixo os cursos e as vagas que estão sendo oferecidas em cada escola:

UnidadeContato da UnidadeCurso de QualificaçãoVagas
SESI Ibura e SENAI AreiasSESI Ibura: (81) 3339-1233Inspetor de Qualidade100
SESI Ibura e SENAI AreiasSESI Ibura: (81) 3339-1233Operador de Microcomputador100
SESI e SENAI CaruaruSESI Caruaru: (81) 3722-9520Modelista de Roupa (semipresencial)100
SESI e SENAI CaruaruSESI Caruaru: (81) 3722-9520Costureiro (semipresencial)100
SESI Cabo e SENAI IpojucaSESI Cabo: (81) 3521-0227Assistente de Controle de Qualidade200
SESI e SENAI PaulistaSESI Paulista: (81) 3433-0134Almoxarife100
SESI e SENAI PaulistaSESI Paulista: (81) 3433-0134Assistente de Recursos Humanos50
SESI e SENAI PaulistaSESI Paulista: (81) 3433-0134Assistente de Contabilidade50