Notícias

out 8, 2021

SENAI Top Lean: ETS Areias conquista medalha de ouro

A criação de um aplicativo capaz de melhorar a comunicação entre a gestão e os docentes do SENAI Areias e o gerenciamento das salas de aulas da escola garantiu uma medalha de ouro para o SENAI Pernambuco no Prêmio SENAI Top Lean, cujo resultado foi anunciado na última quinta-feira (07). Realizado anualmente pelo Departamento Nacional, este prêmio visa engajar profissionais da instituição na adoção da metodologia lean dentro das escolas, reduzindo desperdícios e aumentando a produtividade. A equipe pernambucana, formada por cinco profissionais da escola técnica de Areias, garantiu o primeiro lugar nacional na categoria Lean Office, em uma disputa envolvendo equipes de todo o País.

Sob o comando da secretária administrativa-financeira e líder Lean Office da escola, Danielle Paiva, o projeto nasceu a partir da necessidade de reduzir o tempo necessário para a comunicação dos docentes acerca das unidades curriculares que seriam ministradas por eles, processo que era feito manualmente, através do envio de e-mails. Para isso, a equipe desenvolveu um aplicativo, com versão web e mobile, que permite que os 46 docentes da instituição consultem, de forma rápida e a qualquer momento, os seus horários de aula.

“Agora os docentes recebem informações sobre suas próximas unidades curriculares com 14 dias de antecedência, o que permite que eles tenham mais tempo para programar as atividades que serão realizadas em sala de aula”, explica Danielle. Com o aplicativo, a satisfação dos docentes da escola acerca desse processo de comunicação saltou de 59,4% para 80,6%. Também houve redução de 80% na execução de atividades manuais e de 50% em desperdícios.

Além disso, a equipe também desenvolveu um dashboard para que a gestão consiga acompanhar a taxa de ocupação das salas de aulas por turno, aprimorando o processo de decisão acerca da abertura de novas turmas. “Com isso, já conseguimos aumentar a taxa de ofertas de cursos em julho, o que repercutiu nos nossos indicadores de produção e na receita de serviços educacionais”, comemorou Danielle.

Outro ganho para a unidade é o fato de que não houve custo extra para o desenvolvimento dos aplicativos, uma vez que foi desenvolvido com o Microsoft Power Apps, uma ferramenta disponibilizada pelo Sistema FIEPE. Agora, a expectativa é expandir a solução para outras unidades. “Já estamos trabalhando no projeto de replicação desses aplicativos para nossas escolas de Caruaru e Petrolina e, posteriormente, esperamos beneficiar todas as escolas técnicas da rede no Estado”, destacou.

PREMIAÇÃO
Além do reconhecimento nacional, a equipe formada pela secretária Danielle Paiva; pelos docentes Júlio Oliveira e Marcos Graciano; pelo gerente Escolar, Rodrigo Sacha; e pela assistente administrativa Rosana Moraes também recebeu 12 mil coins – uma moeda virtual do SENAI que pode ser utilizada para o resgate de prêmios exclusivos no marketplace da instituição.