SENAI Pernambuco realiza primeiro encontro da delegação estadual para o WorldSkills 2026
O SENAI Pernambuco realizou, nesta terça (2), o Onboarding WorldSkills, uma iniciativa com o objetivo de promover a familiarização com a cultura, valores e práticas da competição. O momento marcou o primeiro encontro da delegação que vai treinar para conseguir uma participação na WorldSkills International Competition 2026, a maior disputa de educação profissional do mundo, que será realizada em Xangai, na China. No total, são 14 adolescentes e jovens de 16 a 21 anos de todo o estado, selecionados por meio de avaliações teóricas, práticas e análises de perfil em parceria com o IEL.
Essa primeira atividade teve como objetivo realizar o acolhimento dos competidores e treinadores, tendo como objetivo criar uma experiência significativa para aumentar o engajamento e o sucesso da iniciativa, além de facilitar a adaptação e promover um maior senso de pertencimento dos participantes.
As equipes são relacionadas a cinco profissões: Desenho Mecânico, Desenvolvimento de Aplicativos, Computação em Nuvem, Tecnologia Automotiva e Sistemas de Refrigeração. “Os alunos vão realizar um projeto-teste que simula desafios de situações reais do mercado de trabalho, atendendo a normas e padrões internacionais de qualidade”, explica a analista de Educação, Julyana Leite.
Alunos como Artur Correia, de 17 anos, do 3º ano do Ensino Médio do SESI Moreno, têm uma expectativa muito grande com a competição, que já existe há 74 anos. O estudante vai concorrer na categoria Desenvolvimento de Aplicativos. “Vou conciliar os estudos do Enem com a preparação para o WorldSkills. Vai ser puxado, mas estou muito confiante, pois já tenho experiência com o tema”. Quem vencer a etapa estadual vai representar Pernambuco na etapa nacional – que deve ocorrer em 2025.