SENAI Pernambuco participa de conferência internacional sobre adaptação às mudanças climáticas
O SENAI Pernambuco participou da 19ª edição da Conferência Internacional sobre Adaptação Comunitária às Mudanças Climáticas (CBA19), evento global que acontece nesta semana no Museu Cais do Sertão, no Recife. A conferência reúne mais de 390 participantes de 70 países, promovendo conexões entre ciência, sociedade civil e investimentos voltados à construção de um futuro mais resiliente.
Representando a instituição, o gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI-PE, Phillip Mendonça, integrou o painel “Financiamento da adaptação nos níveis locais”, que discutiu mecanismos para ampliar o acesso de ONGs e comunidades a recursos financeiros voltados à agenda climática global.
Durante o debate, Mendonça destacou a atuação do SENAI no apoio a projetos com foco em tecnologia, inovação e sustentabilidade, além da oferta de editais internos e acesso a fundos externos que podem beneficiar tanto iniciativas institucionais quanto projetos de organizações sociais e comunitárias.
“Acreditamos que é possível articular soluções tecnológicas com impacto social e ambiental positivo, especialmente em contextos vulneráveis. Para isso, o acesso a financiamento adequado é fundamental”, pontuou o gerente.
A pesquisadora de meio ambiente do SENAI Pernambuco, Nicolis Amaral de Araújo ressaltou a importância da atuação dos institutos de inovação para a criação de ferramentas que beneficiem toda a sociedade.
“A presença dos institutos SENAI de tecnologia e inovação de todo o país nos eventos nacionais e internacionais relacionados a transição energética justa, assim como em relação a mudanças climáticas e os impactos sociais é de suma importância, pois os institutos não se limitam a aplicação de tecnologia e busca por inovações de processos e/ou produtos indústrias, mas também para a busca de soluções globais em que a tecnologia possa ser uma ferramenta que beneficie toda a sociedade.”
A CBA19 segue até sexta-feira (16) e tem como tema central a adaptação local com justiça climática, reunindo especialistas, líderes comunitários, representantes de ONGs, governos e instituições de pesquisa de diversas partes do mundo.