Notícias

jun 27, 2025

SENAI Pernambuco inaugura Sala Verde com foco em educação ambiental e sustentabilidade

Na última quinta-feira (26/06), foi inaugurado o novo espaço no SENAI Santo Amaro, dedicado à educação ambiental, inovação e sustentabilidade. A iniciativa está alinhada ao projeto Pacto Global da ONU, do qual o SENAI/PE é signatário desde Março de 2023. Durante a inauguração, o público teve oportunidade de conhecer o funcionamento da Sala Verde e alguns projetos sustentáveis desenvolvidos na instituição. O momento foi marcado por uma roda de conversa, mediada pela Consultora de Meio Ambiente Maria Luiza França, com a participação especial de: Fátima Brayner – Pesquisadora sênior do Instituto SENAI de Tecnologia em Meio Ambiente, Luiz Costa – Representante da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/PE) e Michelle Ramos – Analista de Educação do SENAI/PE.

“Unimos a Sala Verde ao SENAI Lab, trazendo o conceito de sustentabilidade para dentro do ambiente tecnológico. Essa junção tem como objetivo provocar discussões entre docentes e alunos, promovendo a integração entre tecnologia, educação, sustentabilidade e consumo responsável. A proposta pedagógica da Sala Verde permite trabalhar com situações-problema, nas quais os alunos podem trazer questões reais para serem discutidas e desenvolvidas aqui.”, explicou a diretora de Educação, Ana Dias, que também adiantou o objetivo de inaugurar outras salas nas demais unidades do SENAI-PE.

Maria Luiza explica que ela surge para se tornar um espaço socioeducativo, com foco no meio ambiente. “Para trazer temas ambientais para a área de pesquisa e inovação. Essa iniciativa fortalece a cultura da sustentabilidade”, pontuou.

Michele Ramos, acredita que o novo local desenvolver uma cultura socioambiental, alinhada com as práticas sustentáveis de consumo incentivas pelo SENAI em seus cursos. “Vamos trazer as competências dos nossos cursos voltados para a reutilização dos materiais e para a economia circular”, ressaltou.

A Sala Verde faz parte de um movimento crescente de instituições de ensino que buscam integrar a sustentabilidade à formação técnica e profissional. Para receber o selo, o SENAI-PE se inscreveu em um edital coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA), no qual foi aprovado oficialmente no dia 17/02/2025.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.