SENAI Pernambuco está entre os primeiros colocados nacionalmente, no resultado da Avaliação de Desempenho da Educação Profissional – IDAP, pelo segundo ano consecutivo
O SENAI Pernambuco permanece no topo do pódio no Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional (IDAP), com a melhor pontuação do país no grupo 4. A instituição alcançou a nota 8,5, dividindo a liderança com São Paulo. Com isso, o conjunto de escolas do estado repete a colocação de 2024. Além disso, a nota pernambucana superou a média nacional (7,8).
A avaliação engloba provas objetivas e uma segunda etapa prática, na qual os estudantes concluintes são confrontados com situações-problema que simulam atividades presentes na prática profissional de cada curso. A prova teórica obteve nota 8. Na prova prática, a nota foi 8,9.
De Pernambuco, participaram 2.422 estudantes na prova objetiva e 1.343 na prática, representando as dez escolas participantes do SENAI-PE. No ranking das unidades regionais, a maior nota ficou com o SENAI Araripina, com 9,5, seguido de Goiana (9,2) e Belo Jardim (9).
“É um trabalho que gratifica porque leva o SENAI Pernambuco a ser muito respeitado no cenário nacional. É um trabalho de todos nós: docentes, alunos, colaboradores e gestores. É esse resultado que nos dá o propósito de estar aqui, dia a dia, buscando sempre o melhor”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco e do Conselho Regional do SENAI-PE, Bruno Veloso.
A diretora regional da instituição, Camila Barreto, destacou o fato de Pernambuco integrar um grupo que conta com estados de população bem maior, como São Paulo e Minas Gerais. “Essa é uma conquista de todos, desde os que fazem as escolas até os serviços de suporte. Para atingir esse índice é preciso uma infraestrutura, metodologia e conjunto de entregas muito fortes.”
Já a diretora de Educação, Ana Dias, ressaltou que a nota é fruto do desempenho coletivo de todas as escolas, onde é feito um monitoramento constante das atividades. “Não adianta uma escola estar muito boa se as outras não estão. É um trabalho de acompanhamento de toda a equipe pedagógica, que vemos resultar nessa nota. Estamos muito felizes e agradecidos por todos que se envolveram.”