SENAI-PE vence fase nacional do Grand Prix de Inovação
Entre os tantos desafios provocados pela pandemia da Covid-19, um deles afetou, diretamente, crianças e jovens em fase escolar: as aulas remotas. Em busca de ideias de como tornar o ambiente de ensino on-line mais atrativo, a Google foi uma das empresas a lançar desafios na fase nacional do Grand Prix SENAI de Inovação. E, pelo segundo ano consecutivo, veio de Pernambuco uma das ideias vencedoras da competição. A escuderia Os Especialistas, formada por quatro alunos do SENAI Caruaru, idealizou o Google Projects – uma solução por meio da qual os alunos poderiam resolver problemas e desenvolver projetos.
O Grand Prix SENAI de Inovação consiste em uma verdadeira maratona de inovação promovida pelo Departamento Nacional do SENAI com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de projetos a partir de demandas reais da indústria. A fase nacional desta edição, cujo resultado foi divulgado nesta quinta-feira (11), foi realizada de forma on-line, aconteceu no último mês de outubro e contou com a participação de quase 2 mil alunos de todo o País.
Pela primeira vez, as escuderias puderam escolher em qual área temática desenvolveriam seus projetos: educação, tecnologia, automatização e indústria 4.0. Além disso, elas foram divididas em três níveis, o que também abriu as portas da competição para outras instituições de ensino. Participaram do nível Júnior alunos de Ensino Médio e do Novo Ensino Médio. Já o nível Sênior era destinado aos estudantes de cursos superiores. Por fim, o nível Avançado, no qual Pernambuco se sagrou vencedor, foi destinado aos estudantes do ensino profissionalizante.
Alunos do Ensino Médio no SESI-PE, a equipe vencedora encontrou na própria rotina a ideia para desenvolver o Google Projects. “Nós somos adolescentes e pensamos em criar algo que fosse interessante para a gente, porque o ensino remoto é mais complicado, exige mais concentração. Como já participamos de outras competições, como o Inova SENAI e o Desafio SENAI de Projetos Integradores, sabemos como é gostoso desenvolver projetos a partir de problemas. E, assim, criamos nossa solução”, explicou Anna Louise, do curso técnico em Vestuário, uma das competidoras da escuderia Os Especialistas.
A equipe era formada, ainda, por Jhennifer Kaline e Fernanda Gabriely, também de Vestuário, e Jedlaf Ferreira, do curso técnico em Mecânica Industrial. Juntos, eles tiveram 72 horas para desenvolver um protótipo inicial, um vídeo-pitch e um canvas do modelo de negócios. Pela conquista do 1° lugar no nível Avançado, eles receberão mentorias de profissionais da Google, além de prêmio em dinheiro para investir na ideia e moedas virtuais para compra de cursos no SENAI.