Notícias

fev 20, 2025

SENAI-PE vai desenvolver projeto com a ExxonMobil Brasil

O SENAI Pernambuco, através do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias de Informação e Comunicação (ISI-TICs), deu o pontapé inicial para um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com a ExxonMobil Brasil. O plano tem como objetivo desenvolver um sistema de detecção de vazamentos de metano para plataformas através de inteligência artificial embarcada em drones de monitoramento. O estudo vai avaliar potencialidades e limitações com sensor a laser para identificar os problemas em diferentes cenários.

Além da aplicação de técnicas de visão computacional e sensoriamento remoto, a pesquisa também vai permitir o aprimoramento da capacidade de voo do drone em ambientes offshore (regiões de exploração, produção e extração de petróleo e gás).

O projeto começa no Nível de Maturidade Tecnológica 3, onde já há evidências da viabilidade. Ele marca a transição entre a pesquisa básica e o desenvolvimento aplicado. A parceria do SENAI-PE nesse desenvolvimento só é possível porque a instituição é credenciada pela Agência Nacional do Petróleo desde 2018.

“Conversamos com a ExxonMobil Brasil desde 2022, quando a empresa demonstrou interesse em fazer pesquisa no país e esse é nosso primeiro projeto com um dos principais atores de energia no mundo. É um projeto desafiador, que alia nossa linha de pesquisa Embrapii com uma demanda de todo o setor de óleo e gás”, comentou o gerente de negócios e parcerias do SENAI Pernambuco, Ernani Azevedo.

 

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.