SENAI-PE sedia seletivas para WorldSkills 2022
Entre os dias 24 e 28 de janeiro, o SENAI Pernambuco receberá competidores de todo o país que estão em busca de uma vaga na 46ª edição da WorldSkills – maior competição de profissões técnicas do mundo. O estado foi escolhido para sediar as provas que escolherão os representantes brasileiros nas seguintes ocupações: Redes de Cabeamento Estruturado (#02), Gestão de Sistemas de Redes TI (#14) e Refrigeração e Ar-condicionado (#38). Ao todo, 13 competidores participarão das disputas nessas modalidades, incluindo dois pernambucanos, mas apenas os vencedores seguirão para a China, sede do mundial, em outubro.
As seletivas nacionais estão ocorrendo desde o mês de setembro, em diversos estados do país. No total, 279 competidores estão concorrendo a vagas na delegação brasileira, que participa do mundial em 56 ocupações da área da indústria, e sete da área de serviços. Representando seus estados, eles serão submetidos a provas relacionadas às suas áreas de ocupação, que avaliarão competências técnicas e socioemocionais. O competidor que apresentar o melhor desempenho receberá a medalha de ouro e será o representante brasileiro na WorldSkills.
PERNAMBUCO NA WORLDSKILLS
Em Pernambuco, as provas ocorrerão em oficinas no SENAI Santo Amaro e contarão com a participação de dois estudantes pernambucanos. Em busca de uma vaga na modalidade Refrigeração e Ar-condicionado (#38), o estudante Wesdra Silva, 20 anos, irá enfrentar oponentes de Alagoas, do Rio Grande do Norte e de São Paulo. Vale ressaltar que Pernambuco tem tradição nessa área e já conquistou, inclusive, uma medalha de prata em 2005, no mundial da Finlândia.
A prova inclui a instalação de um sistema frigorífico e a resolução de defeitos em um ar-condicionado. Ao lado do seu treinador, o docente Samuel Silva, Wesdra vem se preparando há dois anos para a competição. “Tudo o que aprendi no curso técnico em Refrigeração e Climatização, aqui no SENAI Santo Amaro, eu aplico de forma mais específica nos treinamentos. Agora, os maiores desafios serão os imprevistos que podem ocorrer durante as provas”, disse.
Já o estudante Pedro Lucas Cavalcanti, 19, irá enfrentar competidores de São Paulo e do Rio Grande do Sul pela vaga da modalidade Redes de Cabeamento Estruturado (#02). Aluno do curso técnico em Eletrotécnica do SENAI Areias, Pedro Lucas precisará encarar cinco provas, incluindo a montagem de fibras ópticas e a instalação de cabeamentos para casas inteligentes. A coordenadora da WorldSkills em Pernambuco e expert da modalidade, Julyana Leite, vem conduzindo a preparação do aluno. “Estou treinando desde 2019 e minha expectativa é muito boa, principalmente pela equipe que vem acompanhando os treinamentos. Estou focado em trazer a medalha”, disse Pedro Lucas.
Além deles, o aluno Yago Amaro da Silva, do SENAI Petrolina, participará da seletiva nacional da modalidade Tecnologia Automotiva (#33), que ocorrerá também entre os dias 24 e 29 de janeiro, em Brasília. No total, Pernambuco está participando dessa fase nacional em seis modalidades. Em março, será a vez dos competidores de Desenho Mecânico em CAD (#05), Tecnologia Laboratorial Química (#52) e Tecnologia da Água (#55) disputarem uma vaga no mundial.
WORLDSKILLS
A WorldSkills foi criada em 1950, após a Segunda Guerra, com o objetivo de incentivar os jovens a adquirirem os conhecimentos necessários para a construção de um mundo devastado pelas guerras. O SENAI participa do evento desde 1983 e, a cada edição, o Brasil vem ganhando mais destaque na competição. A primeira participação do SENAI Pernambuco ocorreu em 1997. A primeira medalha foi conquistada em 2003, ano em que Eduardo Alcântara garantiu o bronze na modalidade Mecânica de Precisão, na Suíça. Ao todo, o estado soma quatro medalhas: uma de ouro, uma de prata e duas de bronze.