SENAI-PE recebe visita de analista da Embrapii
O analista da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) do SENAI-PE, Alexandre Oliveira, iniciou uma visita de três dias à instituição nesta quarta-feira (19). Ele conheceu as instalações do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), onde foi apresentado aos diversos projetos em que a instituição está envolvida, como a PERSEUS (Pernambuco Space Entrepreneurship & Startup Support), uma aceleradora dedicada a startups que buscam inovar na área de inteligência geoespacial, e o TecHub, um ambiente pensado para promover a pesquisa, o desenvolvimento e a validação de soluções inovadoras, construído no Porto de Suape.
“A base da aceleradora de startups vai ser aqui. Também estamos montando um curso de treinamento de drones e a ideia é fazer a fabricação aqui mesmo, onde o aluno terá uma parte teórica e outra prática, que será a fabricação dos equipamentos”, explicou o diretor do ISI-TICs, Pierre Mattei. “O TecHub vai propor uma série de instalações que formarão uma articulação entre projetos e linhas de investimento. A empresa tem um projeto e nós o testamos e validamos no TecHub para que seja aplicado em maior escala”, pontuou o pesquisador líder do ISI, Ricardo Brazileiro.
O analista também conheceu as ações do SENAI com inspeção de ativos, agricultura de precisão, proteção ambiental, qualidade da água e avaliação de riscos e gestão de desastres. Além da contribuição para a inovação da indústria, com projetos de automação industrial, internet das coisas e inteligência artificial.
O ISI-TICs tornou-se, oficialmente, uma unidade Embrapii em julho de 2023. Esse credenciamento permite que o Instituto desenvolva soluções inovadoras e capte recursos para projetos em diversos segmentos da indústria a partir da utilização de tecnologias como sistemas de navegação, sensores e drones para coleta de dados e geração de informações que aprimorem a tomada de decisões.