SENAI-PE recebe evento fundador da associação nacional de entidades de energias renováveis
O SENAI Pernambuco recebeu o evento de fundação da Associação Nacional das Entidades Representativas de Energias Renováveis (ANER). A formalização da entidade reuniu órgãos representativos da matriz energética do Brasil, lideranças do poder público de cada estado que já pactua com a criação da entidade – Pernambuco, Maranhão, Amazonas, Alagoas, Amapá, Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte -, além de instituições bancárias, distribuidoras de energia limpa, economistas e outros atores desse segmento econômico em ascensão.
O diretor de inovação e tecnologia do SENAI-PE, Oziel Alves, ressalta a importância de os institutos de tecnologia e inovação da entidade recepcionarem eventos como esse para criar pontes entre a instituição e empresas que desejam investir em fontes renováveis de energia. “Esse tipo de encontro tem como objetivo conectar a estratégia de energias renováveis dos estados brasileiros. Além disso, tais ações são fundamentais para que nós possamos mostrar a capacidade do SENAI de trabalhar com essas empresas, por meio do TecHub em Suape e por meio dos nossos institutos de tecnologia e inovação”.
A ideia da criação da ANER é fortalecer os movimentos estaduais, estabelecendo um modelo de gestão, planejamento e crescimento baseado em trabalho de médio a longo prazo, para ter solidez técnica, organizacional, agendas propositivas e cada vez mais coesas. “As empresas vão continuar a fazer parte das associações em seus respectivos estados, o que propomos é a união dessas entidades, para que possamos desenvolver uma agenda conjunta, impulsionando o desenvolvimento dos negócios e fortalecendo o mercado, trazendo um respaldo jurídico, político e social à pauta”, explica Rudinei Miranda, presidente da Associação Pernambucana de Energias Renováveis (Aperenováveis).