SENAI-PE, Porto de Suape e ONU lançam Estudo de Complexidade Econômica para o complexo portuário e industrial
O SENAI-PE participou, nesta terça (19), do lançamento do Estudo de Complexidade Econômica, a ser realizado pelo Porto de Suape em parceria com a instituição pernambucana e com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD-ONU). O projeto, que tem duração de cinco meses, pretende fazer o mapeamento das potencialidades das empresas do complexo industrial e portuário para expandir a capacidade de produção delas.
A solenidade contou com a participação da gerente de Pesquisa e Prospectiva do Senai Pernambuco, Ana Paula Vasconcelos Cruz, do chefe de pesquisa e análise de commodities da Agência da ONU de Comércio Internacional e Desenvolvimento (UNCTAD), Clovis Freire Júnior, do diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, do secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Maurício Laranjeira, do diretor de desenvolvimento e gestão industrial de Suape, Arthur Neves e do diretor de desenvolvimento e gestão portuária de Suape, Rinaldo Lira.
“O Observatório da Indústria quer fazer uma escuta ativa dessas empresas e vai aplicar o questionário que vai balizar o Índice de Complexidade Econômica. É a primeira vez no mundo que esta metodologia é aplicada a complexos industriais como Suape, já que ela costuma ser utilizada em países e territórios. É um momento revolucionário para Pernambuco e temos certeza de que vamos contar com a parceria das indústrias para contribuir com o projeto”, afirma Ana Paula.