SENAI-PE inicia fase estadual do Grand Prix
O SENAI Pernambuco deu início, nesta terça-feira (25), à fase estadual do Grand Prix SENAI de Inovação – competição que busca incentivar os estudantes a pensarem em ideias inovadoras para solucionar problemas reais da indústria. Desta vez, eles precisarão propor soluções, em 16 horas, para demandas apresentadas pela Ambev e Petrobras. Ao todo, cinquenta escuderias estão na disputa pelos primeiros lugares e pelas vagas na fase nacional do Grand Prix, em outubro. Ao fim da maratona, que se encerra na quinta-feira (27), os estudantes, que estão no ensino técnico e no Novo Ensino Médio, precisarão apresentar um vídeo-pitch, um canvas do modelo de negócios e um protótipo não funcional da sua solução.
Com transmissão ao vivo pelo YouTube, a abertura do evento ocorreu na Casa da Indústria. Gerente de Suporte ao Negócio do SENAI-PE, Poline Fialho agradeceu o envolvimento dos estudantes nessa iniciativa. “A inovação é importante, e as indústrias estão sedentas por mão de obra que tenham essa visão focada na inovação”, pontuou. “A indústria quer soluções e quem tem essas soluções são vocês. Vamos fazer história nessa fase estadual para podermos brilhar na nacional”, acrescentou a gerente de Educação, Tatyana Gugelmin.
Neste primeiro dia, os alunos foram apresentados às outras competições da Saga SENAI de Inovação – o Desafio Senai de Projetos Integradores (DSPI) e o Inova SENAI –, à WorldSkills e à FIRST Robotics Competition. “Ações como essa fomentam diversas habilidades, a exemplo da criatividade, que serão esperadas de vocês no futuro. Quem participa das competições, deixa o currículo mais atrativo para o mercado de trabalho”, pontuou a analista de Educação Profissional Julyana Leite, que coordena os projetos com Alea Andrade. Além de desenvolverem a solução, os estudantes também participarão, ao longo desta semana, de palestras sobre assuntos como metaverso e impacto das redes sociais no mercado de trabalho.