SENAI-PE inaugura sede do seu Observatório da Indústria
No mesmo mês em que comemorou seus 80 anos de existência, o SENAI Pernambuco inaugurou a sede do seu Observatório da Indústria – um centro de inteligência que irá cooperar com o desenvolvimento do setor produtivo por meio da oferta de informações estratégicas. Em atuação desde 2021, o equipamento já vem entregando resultados consistentes, a exemplo da realização de mais de 40 mil entrevistas para elaboração de pesquisas, de dois estudos de viabilidade e de duas rotas tecnológicas, que beneficiarão os setores de Confecção e Vestuário e Panificação. A inauguração do novo espaço ocorreu nesta quarta-feira (26) e reuniu empresários, representantes da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e autoridades públicas, como a vice-governadora Priscila Krause.
Presidente da FIEPE e do Conselho Regional do SENAI Pernambuco, Ricardo Essinger comemorou a inauguração do Observatório, ressaltando que ele irá potencializar a competitividade do setor produtivo local. “Esse é um equipamento de extrema importância para o desenvolvimento e o futuro da nossa indústria, pois irá oferecer informações para que possamos tomar decisões e fazer investimentos de forma mais assertiva”, ponderou.
Gerente de Pesquisa e Prospectiva do SENAI Pernambuco, Ana Paula Vasconcelos destacou que o equipamento nasceu como uma resposta da instituição às rápidas transformações que estão ocorrendo no mundo. “Estamos atuando na estruturação do conhecimento para poder distribuir toda essa inteligência para a tomada assertiva da decisão. Atualmente, mais de 100 indicadores já estão disponíveis na nossa plataforma”, detalhou.
Vale ressaltar que o equipamento integra o Observatório Nacional da Indústria, que reúne a maior base de dados do país relacionados ao setor industrial. “O conhecimento que for gerado em Pernambuco será compartilhado também com outros estados. Temos certeza de que o Observatório de Pernambuco será uma referência dentro da nossa rede”, pontuou o gestor do Observatório Nacional, Márcio Guerra, ressaltando que o SENAI já atua há cerca de 20 anos com a realização de estudos prospectivos e que a criação dessa rede colaborativa tem muito a colaborar para o desenvolvimento do país.