Nova escola técnica do SENAI-PE é inaugurada
Nesta segunda-feira (22), o presidente do Sistema FIEPE, Ricardo Essinger, e a diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto, foram até a Zona da Mata Norte inaugurar a mais nova escola técnica da rede no Estado: o SENAI Goiana Empresário Osvaldo Rabelo Filho. Além dela, também foi inaugurada a Biblioteca Empresário José Albino Pimentel Filho. O evento contou com a presença de representantes do Sistema FIEPE e do Departamento Nacional do SENAI, além de políticos, familiares dos homenageados e alunos da nova escola. Além do tradicional corte das fitas, o SENAI Goiana e seus funcionários também receberam uma benção ministrada pelo padre José Edson.
A unidade recebeu um investimento de cerca de R$ 17 milhões e é considerada a mais moderna do Estado. Ao todo, a nova escola técnica conta com mais de 20 salas de aulas e laboratórios e já está ofertando cursos técnicos em diversas áreas, como Segurança do Trabalho, Mecatrônica, Eletrotécnica e Automação Industrial. “A inauguração desta escola técnica do SENAI-PE é um momento de enorme satisfação. Uma escola sempre representa a crença no futuro, a esperança na educação e a certeza de que a indústria não pode parar”, destacou Ricardo Essinger.
Além dos cursos técnicos, a unidade também já está desenvolvendo turmas do Programa de Aprendizagem Industrial para atender às demandas de indústrias do Polo Automotivo de Goiana, capitaneado pela Stellantis e se prepara para receber as primeiras turmas do Novo Ensino Médio, em parceria com o SESI-PE. “Essa é apenas uma mostra do que queremos e podemos fazer pelo setor produtivo. Estamos, literalmente, de portas abertas para dialogar com outras indústrias, escutar suas demandas e construir o melhor projeto de formação de mão de obra para cada uma delas”, ressaltou Camila Barreto.
Também presente no evento, o diretor de Operações do SENAI Nacional, Gustavo Leal, destacou a importância que a construção de novos equipamentos educacionais tem na preparação de profissionais para atender às demandas do setor produtivo do presente e do futuro. “Inaugurar uma escola é sempre um ato prazeroso, mas nos últimos tempos se reveste em algo além disso. Os países serão melhor desenvolvidos quanto mais capazes forem de prover educação de qualidade à sua juventude”, reforçou.
A nova unidade também homenageia dois importantes empresários que ajudaram a escrever a história de Goiana. Osvaldo Rabelo Filho, que completaria 72 anos justamente neste dia 22, foi escolhido como patrono da escola técnica. Já o nome da biblioteca faz referência José Albino Pimentel Filho, industriário da Fábrica de Tecidos cuja família realizou a doação da área para a construção do prédio.