Notícias

jul 22, 2024

SENAI-PE e Secretaria da Mulher de Pernambuco firmam parceria para qualificar trabalhadoras pernambucanas

O SENAI-PE e a Secretaria da Mulher de Pernambuco assinaram, nesta segunda (22), um termo de cooperação para ajudar as pernambucanas a terem mais oportunidades de emprego e renda. Serão oferecidas, por ano, 500 vagas gratuitas e exclusivas para mulheres em cursos técnicos, de aperfeiçoamento e de qualificação em várias unidades do SENAI no estado. O prazo de vigência do acordo é de três anos.

As primeiras vagas a serem oferecidas são as de cursos técnicos. São 75 vagas distribuídas nos cursos de Mecânica Automotiva, no SENAI Santo Amaro, de Eletromecânica, no SENAI Goiana, e Eletrotécnica, no SENAI Areias. Para pleitear a bolsa de estudo, é preciso estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio (ou equivalente a Educação para Jovens e Adultos – EJA/Ensino Médio), possuir no mínimo 18 anos e ter condição de baixa renda autodeclarada no ato da inscrição. As inscrições estão abertas de 23 de julho a 3 de agosto e a lista de candidatas selecionadas será divulgada em 6 de agosto.

As alunas de todos os cursos ganharão certificado do SENAI quando concluírem as aulas, desde que obtenham frequência mínima de 75% de carga horária prevista e aprovação mínima de 70 pontos de exames finais de cada disciplina que compõe cada qualificação. Os cursos técnicos oferecidos nessa primeira fase da parceria também visam a ampliação da presença feminina em segmentos que têm predominância de trabalhadores masculinos.

Segundo a secretária da Mulher de Pernambuco, Juliana Gouveia, essa ação eleva a autonomia econômica das mulheres em Pernambuco. “Estamos fortalecendo a representatividade da mulher. Para além de ofertar as vagas de qualificação profissional para o sexo feminino, também estabelecemos esse diálogo com o SENAI para que essas mulheres sejam inseridas dentro da indústria. É a possibilidade de transformar a vida delas e de inclui-las em uma área que não é tão aberta ao público feminino”.

O presidente da Fiepe, Bruno Veloso, que também esteve presente na assinatura do termo de cooperação entre a Secretaria da Mulher e o SENAI-PE, comemorou a parceria. “Precisamos reforçar a percepção de que as mulheres têm a mesma condição de estar em todos os cursos, em todas as profissões, da mesma forma que os homens. Esperamos que essa união de forças dê muito resultado”.

A diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto, por sua vez, frisa a importância desse momento para as mulheres pernambucanas. “Os cursos de gratuidade exclusivos para mulheres que estamos ofertando farão com que elas possam ser qualificadas por nós e sair com seu certificado, seu diploma, contribuindo para a inserção delas no mercado de trabalho. A parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco também mostra o compromisso do SENAI-PE com o Pacto Global da ONU e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”.

A adesão ao Pacto Global foi feita em março de 2023 e, desde então, a entidade vem cumprindo com o compromisso de observar, em suas operações, os dez princípios universais relacionados aos pilares de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. O SENAI-PE também está empenhado em observar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com ênfase no ODS 5, relativo à igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.