SENAI-PE e Prefeitura do Recife firmam parceria com projeto “Tech Divas” para ampliar a presença de mulheres no mercado de tecnologia
O SENAI-PE e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Recife firmaram parceria com o projeto Tech Divas, que tem o objetivo de promover ações que impulsionem a geração de oportunidades para as mulheres no mercado de tecnologia. O projeto foi lançado nesta quarta-feira (26), no Observatório da Indústria, no SENAI Santo Amaro. Dentre as primeiras ações do programa, estão 250 vagas oferecidas pelo SENAI-PE em capacitações pela Amazon Web Services (AWS) por meio do programa AWS Women in Cloud, que promove capacitação técnica e desenvolvimento pessoal e conecta as participantes a oportunidades de empregos. O Programa também conta com a parceria da UNINASSAU, que vai conceder dez bolsas integrais nas graduações da área de tecnologia, além de 100 bolsas no GoKursos. As interessadas podem realizar as inscrições a partir desta quinta-feira (27), no site do SENAI.
Diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto reforçou a importância de iniciativas como essa e pontuou que a instituição estará sempre buscando inserir as mulheres nesse mercado. “Sabemos que menos de 20% das mulheres ocupam cargos na área de tecnologia e, com o programa, queremos mudar essa realidade na nossa capital pernambucana, ofertando qualificação para que elas possam disputar as vagas no mercado de trabalho desse segmento”, explicou.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Portela Florêncio, a relevância das mulheres para qualquer economia é um ponto inquestionável e a criação de políticas que fomentem a geração de emprego e renda para elas trará resultados reais no desenvolvimento econômico. “O programa tomou como foco o setor de tecnologia, que é uma área em crescimento, com demanda de capital humano qualificado, e que possui potencial de colaborar com a redução da desigualdade de gênero”, detalhou a gestora.
Mulheres são apenas 17% da força de trabalho no mercado brasileiro de TI, segundo dados do Insper, e o Programa Tech Divas é estruturado para contemplar todo o caminho que vai da qualificação até a contratação, com o objetivo de aumentar a representatividade feminina no setor. Em relação ao SENAI, foi assinado um Termo de Cooperação, com a abertura de 250 vagas para capacitações em dois cursos: Cloud Foundation AWS e Solutions Architect AWS, ambos em parceria com a Amazon Web Services (AWS).