Notícias

jun 20, 2025

SENAI-PE e Jaboatão firmam parceria para qualificar mão de obra da cidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI-PE) firmou uma parceria com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes para a oferta de cursos de aprendizagem e qualificação gratuitos à população. O acordo foi celebrado por meio da assinatura de um Termo de Cooperação, na manhã desta quinta-feira (19), no Centro Administrativo de Jaboatão.

O contrato terá validade de dois anos e prevê capacitações nas áreas têxtil, alimentícia, de sistemas de energia e gerencial. Serão abertas 300 vagas, sendo 150 em um primeiro momento e mais 150 em uma segunda etapa. As duas primeiras turmas serão para os cursos de Assistente de Logística e Operador de Processos Logísticos (30 vagas para cada), com início das aulas previsto para 30 de junho.

A seleção será por ordem de inscrição, em link disponível no site oficial da Prefeitura de Jaboatão. Para participar, é necessário ter idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, na UNIFG, no bairro de Piedade. Os demais cursos da primeira etapa serão: Alimentador de Linha de Produção (30 vagas), Almoxarife (30 vagas) e Assistente de Controle de Qualidade (30 vagas).

O presidente da FIEPE e do Conselho Regional do SENAI-PE, Bruno Veloso, destacou a importância da parceria e o potencial de crescimento num futuro próximo. “Jaboatão tem uma infraestrutura privilegiada e com essa capacidade que temos de qualificar a mão de obra vamos atender a demanda das empresas que estão aqui. Tenho certeza de que esse é o primeiro passo para uma grande parceria”.

Um dos focos dos cursos oferecidos será a área de logística, setor que o prefeito Mano Medeiros considera uma das principais vocações da cidade. “Jaboatão tem se destacado como polo do setor logístico. Além dessa qualificação, nosso objetivo é também fazer a intermediação junto às empresas já instaladas e às novas que irão chegar ao município”, avaliou.

Durante o encontro, também foi discutida a participação feminina na indústria, setor ainda predominantemente masculino em diversas funções. A diretora regional do SENAI Pernambuco, Camila Barreto, ressaltou a importância da presença das mulheres nas capacitações, lembrando da adesão do SENAI ao Pacto Global e das ações desenvolvidas em parceria com outras instituições. “Temos turmas exclusivas de mulheres em cursos técnicos de mecânica e eletrotécnica, além de formar eletricistas e encanadoras. São ações dentro do Pacto Global da ONU, do qual o SENAI é signatário”, afirmou.

Também participaram do evento a diretora de Educação do SENAI-PE, Ana Dias; o gerente comercial, Adaias Duarte; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes de Jaboatão, Roberto Abreu e Lima; o secretário executivo do Trabalho de Jaboatão, Pastor Ginaldo Trajano; e o chefe de gabinete, Laurrent Licare.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.