Notícias

dez 7, 2022

SENAI-PE aprova três projetos no Smart Factory

Três projetos capitaneados pelo SENAI-PE irão colaborar no fortalecimento do uso de tecnologias da indústria 4.0 no setor produtivo do Estado. A instituição, por meio dos seus Institutos de Tecnologia, conquistou R$ 2,4 milhões de recursos na primeira chamada do Smart Factory, uma das categorias da Plataforma Inovação da Indústria, cujo resultado foi divulgado no fim de novembro. A ideia, agora, é aprimorar soluções inovadoras que já estão em funcionamento em empresas pernambucanas de micro, pequeno e médio portes, e, posteriormente, validar as melhorias desenvolvidas em 60 negócios de variados segmentos.

Em linhas gerais, a proposta do Smart Factory é apoiar o desenvolvimento de tecnologias 4.0 que possam gerar impactos positivos em micro, pequenas e médias empresas brasileiras. Lançada em setembro, a chamada selecionou 15 propostas de oito estados do País, das quais três foram submetidas pelo SENAI-PE. No total, a instituição foi contemplada com 25% de todos os recursos oferecidos pelo programa, sendo R$ 800 mil para o desenvolvimento de cada um dos projetos aprovados. Ao todo, a iniciativa terá duração de um ano.

De acordo com o diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI-PE, Oziel Alves, os projetos serão desenvolvidos a partir de soluções já existentes em empresas parcerias do SENAI-PE. “A ideia é aumentar a maturidade das soluções já existentes. As empresas não entrarão só como beneficiárias: elas estarão presentes em todas as etapas desse processo de desenvolvimento. Ao final, cada projeto será validado em 20 empresas”, explica.

Especialistas das áreas de consultoria, metrologia e engenharia do SENAI-PE trabalharão juntos nesses projetos. A expectativa é que, no fim, as melhorias feitas pela instituição sejam revertidas no aumento da produtividade. “Cada projeto possui seus próprios indicadores, e vamos calcular qual foi o impacto real gerado em cada uma das empresas participantes”, ressalta Alves.

Projetos aprovados pelo SENAI-PE

1. Unidade Móvel de Calibração
Melhoria da solução existente por meio da inserção de tecnologias como coleta de dados, armazenamento em nuvem e software capaz de administrar as informações coletadas em campo, e desenvolvimento do calibrador IoT.

Empresa: Precisão Serviços Técnicos Especializados LTDA
Coordenador: Instituto SENAI de Tecnologia em Materiais e Processos Produtivos

2. ESCUDO Lite Senfio – Controle e monitoramento de microrganismos, em plantas industriais de alimentos e bebidas, com biossegurança digital
Aperfeiçoar e validar solução existente para complementar o gerenciamento e controle de microrganismos na indústria alimentícia, com utilização de aplicativo web disponível nas plataformas iOS e Android para monitorar variáveis envolvidas no processo.

Empresa: Senfio Soluções Tecnologias
Coordenador: Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Meio Ambiente

3. Sistema de Inspeção IOT para Vazamento de água
Desenvolvimento de tecnologia de sistema digital de controle distribuído (SDCD) para realizar a automação da etapa de inspeção de vazamento por estanqueidade de torneiras produzidas a partir do processo de fabricação fundição com macho de areia, aplicada em plantas industriais do segmento industrial de água mineral, especificamente envasadoras de garrafões de 20 litros.

Empresa: Conecto Tecnologia LTDA
Coordenador: Instituto SENAI de Tecnologia em Materiais e Processos Produtivos

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.