SENAI-PE anuncia adesão ao Pacto Global da ONU
O SENAI-PE, agora, é um dos signatários do Pacto Global da ONU. O anúncio oficial aos colaboradores foi realizado na última sexta-feira (28), em um evento promovido na Casa da Indústria, com transmissão on-line para as unidades da instituição em todo o Estado. Com a adesão, confirmada pela ONU no último mês de março, o SENAI-PE se junta às quase duas mil empresas do país que assumiram o compromisso de observar, em suas operações, dez princípios universais relacionados aos pilares de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. A intenção de aderir ao Pacto Global foi apresentada pelo SENAI-PE à Organização das Nações Unidas no fim de 2022.
Diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto destacou o simbolismo de a instituição, no mesmo ano em que chega à sua oitava década de atuação, anunciar essa adesão. “O SENAI segue se reinventando. Agora, quem carregar esse crachá, deve estar ciente de que estamos alinhados com esses princípios. Ao aderirmos a esse pacto, aceitamos também a responsabilidade de transferir esse nosso posicionamento para outras empresas. Precisamos ser exemplo”, reforçou. No mundo, mais de 20 mil empresas já fizeram sua adesão à iniciativa, lançada em 2000.
Abrindo a programação do evento, o coordenador do Hub ODS de Pernambuco, Thomas Kiss, explicou a iniciativa aos presentes, que está diretamente relacionada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Já Amora Vieira, assessora técnica do SENAI-RN, apresentou ações que estão sendo promovidas pela instituição para fortalecer a formação de profissionais para empresas de energia renovável. Ao final, os palestrantes participaram de uma roda de conversa mediada por Fátima Brayner, pesquisadora sênior do SENAI-PE, uma das coordenadoras do projeto.
A ideia, agora, é realizar ações com foco no engajamento dos colaboradores, sobretudo docentes, para incorporar a proposta do pacto à própria cultura da instituição. “Queremos ressaltar a importância dos docentes nesse projeto, que terão a responsabilidade de educar e espalhar esses conceitos para os nossos alunos. Temos que refletir sobre o mundo que queremos deixar para as próximas gerações”, ressaltou o analista administrativo do SENAI-PE Bruno Monteiro, que também atua na coordenação da iniciativa.