Notícias

out 22, 2025

SENAI inaugura parque de inovação e tecnologia em Suape

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI-PE) inaugurou, nesta segunda-feira (20), o SENAI Park, equipamento de inovação e tecnologia instalado no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca. A estrutura foi criada para atender às demandas da indústria pernambucana e nacional, promovendo o desenvolvimento tecnológico e a integração entre empresas, instituições de ensino e centros de pesquisa. O objetivo é validar projetos e acelerar o lançamento de produtos no mercado, tudo antenado com o que há de mais moderno na digitalização industrial.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Bruno Veloso, afirmou que o parque representa um avanço na estratégia de fortalecimento da indústria local. “O SENAI Park é mais do que uma obra física. É um símbolo. Ele representa o encontro entre tradição e futuro, entre conhecimento acumulado e ousadia inovadora. Representa a convicção de que Pernambuco pode ser protagonista no setor industrial global, oferecendo soluções sustentáveis, competitivas e inteligentes”, disse.

O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, destacou a necessidade do desenvolvimento da indústria pernambucana e do Nordeste e colocou o SENAI Park como um dos atores para dar esse impulso na participação da região no crescimento da economia do país. “Não tenho nenhuma dúvida de que o SENAI Park será um instrumento fundamental para a agenda de desenvolvimento de Pernambuco, pensando em novas tecnologias para preparar o Nordeste para o desenvolvimento nacional.”

A governadora de Pernambuco em exercício, Priscilla Krause, destacou a importância da iniciativa para o estado, enfatizando que a chegada do parque tecnológico se alinha ao Plano Estadual de Mudança Econômica e Ecológica. “O SENAI Park é a concretização daquilo que está no nosso plano estadual de mudança econômica e ecológica e dialoga com a preparação e qualificação técnica e profissional dos nossos jovens, para que eles estejam aptos para o mercado de trabalho, que precisa de gente qualificada”, pontuou.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Conselho Nacional do SENAI, Ricardo Alban, convocou a indústria e o setor público a trabalharem sempre em complementaridade e colocou o SENAI Park como um exemplo desse modelo, no qual o conhecimento e a tecnologia se aliam para desenvolver novos processos. “O SENAI Park é mais um exemplo de trabalho com esse conceito de complementaridade, assim como foi feito quando foram criados os Institutos SENAI de Inovação. Não conheço um país que tenha uma economia forte e um crescimento social sem uma indústria forte — e esse é o nosso desafio”, afirmou.

A diretora regional do SENAI Pernambuco, Camila Barreto, trouxe os números de uma pesquisa da rede de institutos Fraunhofer, da Alemanha, que avaliou o impacto econômico dos Institutos SENAI de Inovação na geração de valor pela inovação aplicada. “A análise foi conduzida entre os anos de 2012 e 2024, e foi identificado que, a cada um real aplicado, retornam 18 reais para a economia. É aqui, no SENAI Park, no Porto de Suape, que a gente vai buscar a união da indústria, da inovação e dos institutos de ciência e tecnologia para alavancar cada vez mais nosso estado”, disse.

Instalado em uma área de 1,4 hectare, o SENAI Park possui estrutura modular e laboratórios voltados à pesquisa e ao desenvolvimento de soluções industriais. O espaço conta com plantas-piloto, linha de produção de baterias de lítio em pequena escala e equipamentos para a produção e uso de hidrogênio verde, incluindo eletrolisador, célula a combustível e estação de abastecimento.

Dois projetos já estão em execução no parque. O primeiro desenvolve um protótipo nacional de bateria de lítio de baixa tensão para veículos híbridos, com a participação da Moura, Stellantis, Volkswagen, Iochpe Maxion e Horse. O segundo foca na digitalização da cadeia de produção do hidrogênio sustentável, com empresas como Neuman & Esser, Siemens, White Martins, Hytron, Compesa e CTG Brasil. Os dois projetos somam investimentos de R$ 100 milhões, com previsão de mais R$ 200 milhões em captação.

O SENAI Park é vinculado ao Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), unidade credenciada pela Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). O espaço integra a estratégia de formação de um cluster de inovação industrial em Suape, reunindo empresas, instituições e pesquisadores para acelerar a aplicação de pesquisas e soluções tecnológicas no setor produtivo.

PARCERIAS
A inauguração do SENAI Park teve o selo carbono free da Ambipar e contou com a Baterias Moura como patrocinadora diamante; o Complexo Portuário de Suape, a Neuman & Esser, a Agemar e a Siemens como patrocinadores ouro; e a Tecon Suape, o Banco do Nordeste e a APM Terminals como patrocinadores prata.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.