Notícias

out 9, 2024

SENAI e Secti escutam empresas para atender demandas da indústria 4.0

O SENAI-PE e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco reuniram alguns setores industriais na manhã desta quarta-feira (9), no Parque Tecnológico de Eletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel), na Várzea, Zona Oeste do Recife, para o Workshop Transformação Industrial: da necessidade à capacitação. O objetivo foi ouvir as principais demandas sobre os desafios e necessidades da indústria 4.0 para, a partir desse encontro, criar um processo de capacitação para o domínio as principais ferramentas.

“Esse é um momento de escuta ativa. Vamos ouvir as sugestões e pedidos das indústrias e, a partir daí, formatar um projeto de curso que atenda as principais ferramentas que compõem a indústria 4.0. Nosso propósito não é um curso técnico, mas uma formação técnica de habilidades industriais”, explicou o coordenador de inovação e tecnologia do SENAI, Bruno Brasil.

A coordenadora pedagógica do SENAI, Vanessa Pedrosa, ressaltou que a quarta revolução industrial requer disposição para novas aprendizagens. “Quando a gente fala em revolução industrial fala em automatização e, por trás disso, há um processo de conhecimento e aprendizagem. É preciso aprender a lidar com processos e estar inquieto para buscar algo”.

Já o gerente de formação tecnológica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Williams Santos, apresentou o projeto Compet-PE, que incentiva parcerias em pesquisa, desenvolvimento e inovação entre associações ou cooperativas e micro, pequenas ou médias empresas de Pernambuco. “Nele, temos 100 projetos e um aporte de R$ 3,3 milhões para incentivar a criação de projetos em tecnologias habilitadoras de futuro, como inteligência artificial, computação em nuvem, robótica, internet das coisas (IoT), entre outras”, pontuou.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.