Notícias

ago 23, 2022

SENAI e Babilônia iniciam turma inclusiva de Costureiro Industrial

Uma nova parceria entre a Babilônia Confecções e o SENAI Paulista está oportunizando a capacitação de pessoas com deficiência intelectual para o mercado de trabalho. Por meio de um Programa de Aprendizagem, jovens com deficiência iniciaram, na última segunda-feira (15), as aulas do curso de Qualificação Básica em Costureiro Industrial. Ao longo dos próximos seis meses, os estudantes aprenderão conteúdos relacionados ao processo de produção de roupas. Após a fase teórica, eles passarão mais seis meses colocando os conhecimentos em prática na fábrica da Babilônia, no Recife.

Duas turmas foram formadas para atender às necessidades da Babilônia. Ao todo, são 30 alunos, dos quais 19 são PCDs – por ser um projeto inclusivo, as pessoas com deficiência participam das aulas ao lado dos alunos típicos. Por enquanto, os estudantes estão tendo aulas sobre Leitura e Comunicação. A expectativa é que, no começo de setembro, eles já iniciem as aulas práticas no laboratório de costura. Ao longo de todo o Programa de Aprendizagem, eles são efetivamente contratados pela Babilônia Confecções.

Esta é a segunda parceria com foco em PCDs desenvolvida entre a Babilônia Confecções e o SENAI Paulista. Em abril deste ano, foi realizada a cerimônia de encerramento da primeira turma do projeto. A iniciativa faz parte do Programa SENAI de Ações Inclusivas, projeto nacional que busca chamar a atenção da indústria para a importância do desenvolvimento de ações para a inclusão de minorias.

Para a interlocutora do PSAI em Pernambuco, Andréa Carvalho, esse projeto é exitoso porque consegue capacitar e inserir, de forma efetiva, pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “Eles sairão das nossas salas de aula capacitados e, na fábrica, atuarão em funções adequadas às suas competências. Ao fim do projeto, eles realmente saem daqui como profissionais”, afirmou.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.