SENAI destaca participação feminina na indústria no Movimenta Indústria PE Mulher
A diretora de Educação do SENAI Pernambuco, Ana Dias, destacou a importância da participação feminina na indústria durante sua palestra no Movimenta Indústria PE Mulher, na quinta-feira (20), no Centro de Avanço Tecnológico do Parque Tecnológico Industrial (Parqtel), no bairro da Várzea. Ela apresentou números, organizados pelo Observatório da Indústria do SENAI, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), que ainda apontam a predominância dos homens empregados nas três faixas de escolaridade (superior, médio e fundamental).
A partir desses dados, que também incluíram diferenças salariais, a diretora ressaltou a importância da educação tanto para o trabalho, quando para a transformação social. “A realidade é transformada a partir de uma educação de qualidade e inclusiva”, pontuou.
As iniciativas do SENAI para ampliação das mulheres no setor produtivo também foram apresentadas, num recorte dos anos de 2020 a 2024. No primeiro ano pesquisado, a instituição formou 27% de mulheres, percentual que saltou para 36% no ano passado. Neste mesmo recorte de tempo, as alunas representaram 39% dos concluintes de cursos técnicos nível médio. Entre as iniciativas, foram citadas: parceria com a Secretaria Estadual da Mulher, Tec Divas com a AWS, Compesa, Gerdau e Neoenergia.
O evento foi promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI) e contou com cerca de 200 profissionais da indústria, empreendedores e lideranças dos setores público e privado.