Notícias

ago 3, 2020

Por vídeo, alunos da Faculdade SENAI defendem TCC

O impacto causado pela pandemia do novo coronavírus não afetou o comprometimento dos concluintes do curso em Mecatrônica Industrial da Faculdade de Tecnologia SENAI Pernambuco. A prova disso é que, na última quarta-feira (29), cinco estudantes apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), etapa que marca o término da graduação. Devido à necessidade do distanciamento social, os estudantes, o orientador e os membros da banca se encontraram no Ambiente Virtual de Aprendizagem Connect, que vem sendo utilizado pela instituição. Os dois trabalhos foram aprovados.

Luiz Santos e Matheus Lima apresentaram o trabalho intitulado “Sistema de sensoriamento inteligente para automação residencial”, sob a orientação do professor Rafael Lucena. Para o projeto, os alunos desenvolveram um sistema de automação residencial de multisensoriamento com uso de IoT (internet das coisas) – ou, em outras palavras, um projeto para criar uma casa inteligente.

Já os alunos Alessandro Souza Júnior, Aurino Correia e Fabrício Silva desenvolveram um protótipo de bancada de instrumentação industrial de baixo custo, que poderia ser utilizada na realização de testes e ensaios do próprio curso de Mecatrônica Industrial. O projeto, intitulado “Bancada didática de baixo custo para controle de nível com arduíno”, também foi orientado pelo professor Rafael Lucena.

Para Lucena, os dois trabalhos evidenciaram a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso superior. “Além disso, os trabalhos também ajudaram no desenvolvimento da capacidade crítica de selecionar fontes científicas e na compreensão de novos conteúdos teóricos de forma autônoma, o que permite a melhor tomada de decisões no âmbito profissional”, declarou.

A banca avaliadora dos dois TCCs contou com a participação dos professores Ricardo Teixeira da Silva (POLI-UPE e Faculdade SENAI) e Malki-çedheq Benjamim Celso da Silva (PPGEE-UFPE).