Notícias

nov 29, 2021

Sindusgraf-PE, SENAI-PE e Xerox irão capacitar profissionais

Uma parceria pioneira entre o Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de Pernambuco (Sindusgraf-PE), a Xerox Brasil e o SENAI Pernambuco irá trazer mais capacitação para a mão de obra do setor gráfico pernambucano. A Área do Segmento Gráfico Empresário Eduardo Carneiro Mota, localizada na escola técnica SENAI Santo Amaro, oferecerá, a partir de dezembro, cursos inéditos de aperfeiçoamento na área de impressão digital. A inauguração do centro de treinamento ocorrerá na próxima quarta-feira (1º), às 19h, com transmissão pelo YouTube do SENAI Pernambuco.

A iniciativa, que é inédita no Nordeste, nasceu durante a gestão do ex-presidente do Sindusgraf-PE, Eduardo Mota, que emprestará seu nome ao centro de treinamento, que ocupa uma área exclusiva com laboratório e sala de aula. Para viabilizar a parceria, a Xerox Brasil cedeu, em comodato, três impressoras multifuncionais C70 Xerox, além do treinamento necessário para operacionalização do projeto. Já o SENAI Pernambuco ofereceu o espaço e será responsável pelo desenvolvimento dos novos cursos.

O novo centro de treinamento irá oferecer, já a partir deste mês de dezembro, cinco cursos de aperfeiçoamento: Básico de impressão digital; Técnica de impressão digital; Tecnologia da impressão digital; Técnica de orçamento para impressão digital; e Fundamentos de custos operacionais para impressão digital. Os cursos possuem carga horária entre 40h e 88h e são voltados para profissionais que já possuem conhecimentos relacionados ao setor gráfico.

A diretora regional do SENAI Pernambuco, Camila Barreto, ressalta que os cursos oferecidos irão capacitar profissionais para atuar com tecnologias que já estão sendo adotadas pelo setor gráfico em todo o mundo. “Estamos falando de uma parceria pioneira em Pernambuco, que trará para dentro do SENAI um centro de treinamento preparado para formar profissionais qualificados para atender às necessidades atuais e futuras da indústria gráfica”, acrescenta.

Para o atual presidente do Sindusgraf-PE, Antônio Carlos Pereira, o projeto será importante para alavancar a competitividade do setor, pois aumentará as capacidades técnicas dos funcionários e impulsionará a adoção de novas tecnologias pelas indústrias pernambucanas. “A Área do Segmento Gráfico vai impulsionar principalmente as indústrias de menor porte, que sofrem hoje com a falta de mão de obra qualificada para o trabalho digital. Haverá uma maior inclusão das empresas que ainda não absorveram esse tipo de tecnologia, gerando mais qualidade e competitividade no setor gráfico”, destaca.

Gerente regional de canais da Xerox no Nordeste, Maria Duarte destaca que esta parceria está oferecendo soluções de alta tecnologia para o setor gráfico. “Temos certeza de que haverá um grande ganho para a região Nordeste, com geração de negócios, além do impacto social gerado pela especialização de pessoas capacitadas para atuarem com tecnologia digital e de forma profissional no setor gráfico”, afirma.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.