Notícias

jul 24, 2024

Observatório da Indústria e ISI-TICs são apresentados ao Ministério da Defesa

Com o objetivo de estreitar laços, visando futuras parcerias entre as Forças Armadas Brasileiras e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o SENAI Pernambuco recebeu, na manhã desta segunda-feira (17), uma comitiva do Ministério da Defesa. A visita contou com a presença do Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI) da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa (MD). O oficial estava acompanhado do Coronel Ilmar Victor Marinho, do Coronel Almir Mendes e do Capitão Vanderlei Cristiano dos Santos.

O grupo foi recepcionado pelo 2º vice-presidente da FIEPE e presidente do Comitê Empresarial da Indústria da Defesa, José Antônio Alvarez de Lucas Simón, pela diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto, pelo diretor de inovação e tecnologia do SENAI-PE, Oziel Alves, pela gerente de pesquisa e prospectiva do SENAI-PE, Ana Paula Vasconcelos, e pelo gerente de Relações Industriais da FIEPE, Abraão Rodrigues. Durante o encontro, o SENAI-PE apresentou suas competências e projetos já desenvolvidos pelo Observatório da Indústria e pelo Instituto SENAI de Inovação Tecnologias da Informação (ISI-TICs).

Camila Barreto destacou, ainda, as altas perspectivas de ampliação dos laços com as Forças Armadas. “Mostramos nosso ‘know-how’, como nosso centro de inteligência estratégica e nossos trabalhos na área de geolocalização, o Tech Hub em Suape, além do desenvolvimento de drones para mapeamento e dispositivos para controle de frota que possam auxiliar a Aeronáutica em futuros projetos”, pontuou a diretora.

O Major-Brigadeiro Luciano Rechiuti expressou satisfação com as competências do SENAI-PE. “O principal objetivo da visita foi estreitar os laços entre o Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Defesa com a FIEPE para que pudéssemos identificar áreas tecnológicas e projetos de interesse para eventuais trabalhos de cooperação entre o MD, as Forças Armadas e a Federação. Tenho certeza, como diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do MD, de que nós atingimos completamente esse objetivo. Agradeço toda a atenção que tivemos”.

A iniciativa reforça o potencial de colaboração entre o SENAI-PE e as Forças Armadas, abrindo caminhos para projetos conjuntos que podem beneficiar tanto a indústria quanto as Forças Armadas Brasileiras.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.