Observatório da Indústria do SENAI-PE firma acordo com Porto de Suape
Para encontrar soluções inteligentes e parceiros estratégicos que fortaleçam as ações do Complexo Industrial Portuário de Suape, a estatal pernambucana firmou convênio, nesta quinta-feira, (25), com o Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco em parceria com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). A solenidade ocorreu na sala de inteligência do Observatório da Indústria, área central do Recife, e contou com a presença do presidente do Conselho Regional do SENAI-PE, Ricardo Essinger, da diretora regional da instituição, Camila Barreto, do diretor-presidente do Porto de Suape, Márcio Guiot, e de representantes de todas as áreas da estatal.
Durante a reunião, a gerente de Pesquisa e Prospectiva do SENAI-PE Ana Paula Vasconcelos, e o Chefe da Seção de Pesquisa e Análise de Commodities, Divisão de Comércio Internacional e Commodities da UNCTAD, Clovis Freire Junior, conduziram as apresentações, detalhando os serviços oferecidos no contrato, que contam com estudo de complexidade econômica (UNCTAD) e pacote de inteligência.
Ricardo Essinger pontuou que o acordo firmado entre o SENAI-PE e o Porto de Suape é benéfico para a estatal, mas, sobretudo, para o futuro da economia de Pernambuco. “O presidente de Suape sinalizou que quer utilizar o Observatório para mostrar para delegações que vierem ao Estado quais as potencialidades das indústrias. Dessa forma, esse acordo não será importante apenas para o Porto de Suape, mas para o desenvolvimento do Estado de Pernambuco”, pontuou.
Camila Barreto explicou que o acordo tem como objetivo que o Observatório da Indústria faça uma análise de índice de complexidade econômica para ajudar o Porto de Suape a entender os setores produtivos, as indústrias que já estão instaladas lá e as estratégias que podem ser utilizadas para a atração de novas indústrias, não somente do mercado local, mas, principalmente, do internacional. “Essa parceria é extremamente importante porque fortalece o SENAI-PE junto às indústrias e o vínculo com novas instituições”.
“O mercado é dinâmico e nós, como um porto-indústria de relevância para o mercado regional e nacional, temos que estar em conformidade com tudo o que há de mais inovador em nossas áreas de atuação. Essa parceria viabilizará o crescimento do porto e do complexo, auxiliará na busca por players de interesse para se estabelecer no território estratégico e compartilhar conhecimentos sólidos do mercado global”, afirmou Marcio Guiot.