Notícias

dez 3, 2020

Mundo SENAI aborda mercado de trabalho na indústria

Em um dia dedicado à formação profissional, escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de todo o País abriram suas portas, de forma on-line, para apresentarem à comunidade as oportunidades que o mundo da indústria oferece. Em Pernambuco, o Mundo SENAI foi transmitido ao vivo, pelo YouTube, a partir de uma estrutura montada na Casa da Indústria, sede do Departamento Regional da instituição. O evento, que durou 9h, foi conduzido pelo jornalista pernambucano Rodrigo Luna. Ao todo, a programação somou mais de 4,6 mil visualizações.

Presidente do Conselho Regional do SENAI-PE, Ricardo Essinger participou da abertura do evento. “O Mundo SENAI 2020 vai ficar na história. Pela modificação que tivemos esse ano com a pandemia, os novos empregos, as novas formas de trabalhar precisaram ser antecipados. O SENAI irá apresentar as novas careiras, as novas maneiras de fazer as coisas”, pontuou.

A diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto, apresentou a proposta do evento, destacando o papel que a instituição tem na formação de mão de obra capacitada para a indústria pernambucana. “O Mundo SENAI não é só um evento: esta é uma oportunidade única para todos aqueles que querem aprender os caminhos que podem levar às profissões que estão sendo requisitadas pelo setor produtivo. Queremos conversar sobre o profissional que a indústria precisa e o que o SENAI pode fazer para ajudar você a preparar o seu currículo”, destacou.

Ao longo do dia, foram realizadas oficinas, ministradas por docentes do SENAI-PE, que também participaram de bate-papos sobre suas respectivas áreas de atuação. A diretora de Educação do SENAI-PE, Carla Abigail, esclareceu as principais dúvidas sobre os cursos do SENAI. Por fim, os gerentes escolares das 11 unidades da rede no Estado apresentaram os diferenciais das escolas por meio de vídeos. O evento contou, ainda, com a participação de alunos e egressos que apresentaram suas experiências com a instituição.

Entre os destaques da programação, esteve a palestra do coach Jairo Martiniano, sobre “Educação profissional: o passaporte para o mundo do trabalho”, abordando os comportamentos que podem trazer melhores resultados. “Não existe sorte. Existe comprometimento com seu objetivo e com sua meta. O quanto você está disponibilizando de energia e tempo para aquilo que realmente te interessa?”, questionou.

INOVAÇÃO – O encerramento do Mundo SENAI foi marcado pela premiação da Semana do SENAI de Inovação, evento realizado entre os dias 24 e 27 de que reuniu as etapas finais do Inova e do Grand Prix. O SENAI-PE foi o grande vencedor do Inova SENAI, com um projeto desenvolvido para atender ao desafio proposta pelo IBM: como usar a tecnologia para prevenir a segunda onda da Covid-19? Formada por alunos e ex-alunos do SENAI Jaboatão, a equipe fez um projeto na área de educação e idealizou o Offe, uma plataforma educacional possível de ser utilizada off-line.