Lideranças de Tecnologia e Inovação do SENAI Pernambuco realizam missão estratégica na Europa
Na primeira quinzena de novembro de 2024, sete representantes do SENAI participaram de uma missão estratégica à Europa, com o intuito de fortalecer parcerias estratégicas para os temas de digitalização industrial e transição energética. O foco da missão foi realizar benchmarking com as instituições europeias e explorar novas tecnologias. A viagem teve três etapas, com visitas à Dinamarca, Itália e Alemanha, focando em áreas-chave como descarbonização, economia circular, mobilidade elétrica e transformação digital.
A missão começou com uma visita à Dinamarca, onde a delegação conheceu importantes instituições, como a Universidade Técnica da Dinamarca (DTU), o Instituto Tecnológico Dinamarquês (DTI) e as empresas TOPSOE e BioCirc. O principal objetivo foi estudar as soluções voltadas à descarbonização industrial, alinhando as práticas dinamarquesas de plantas-piloto às iniciativas locais de inovação e sustentabilidade, como o Parque de Tecnologia e Inovação do SENAI no Complexo de SUAPE.
A segunda parte da missão foi dedicada à Itália, com foco na eletrificação veicular. Durante a visita, as lideranças exploraram soluções para o desenvolvimento de baterias de lítio de baixa tensão, parte do Projeto Nacional de Bateria de Lítio de baixa tensão para veículos híbridos, que visa instalar e operar uma fábrica inteligente no TECHUB em SUAPE, Pernambuco. A delegação também visitou centros de pesquisa, como o Centro de Tecnologia de Baterias da Stellantis, em Turin, e as fábricas da Maserati e FIAT 500.
A missão teve como última etapa a Alemanha, onde o foco foi a transformação digital das indústrias. Os representantes do SENAI Pernambuco visitaram centros de inovação da SIEMENS AG, como o Process Automation World (Karlsruhe) e o Additive Manufacturing Experience Center (Erlangen), além de participar da Smart Process Solutions (SPS), em Nuremberg, uma das maiores feiras de automação industrial do mundo. O objetivo foi avaliar novas tecnologias de automação para setores estratégicos como manufatura, energia e mobilidade.