Notícias

nov 3, 2021

ISI-TICs recebe primeiras startups do Habitat de Inovação

Parceiras de longas datas do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), a Maltic e a Evoy são as primeiras startups a integrarem o Habitat de Inovação do instituto, chamada pública lançada no último mês de agosto. A partir de agora, as empresas poderão ter acesso à infraestrutura física e aos pesquisadores do ISI-TICs. Em contrapartida, deverão, dentro dos próximos 12 meses, investir em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), em conjunto com os especialistas da instituição. Representantes das startups participaram, nesta segunda-feira (03), de visita às instalações do ISI-TICs. 

Tanto a Maltic quanto a Evoy optaram pela inscrição na categoria Conectada, na qual o trabalho colaborativo é executado de forma predominantemente remota. As equipes de desenvolvimento das startups, no entanto, poderão fazer uso de estações de trabalho volantes e utilizar laboratórios e equipamentos do instituto. Além disso, a parceria também irá facilitar a conexão desses negócios com ecossistemas de inovação parceiros do Instituto, como Porto Digital e os demais 25 institutos espalhados pelo País que compõem a Rede SENAI de Inovação. 

Conforme destaca o gerente de Negócios do ISI-TICs, Ernani Azevedo, as empresas já vêm desenvolvendo projetos em parceria com o instituto pernambucano. Com a Evoy, por exemplo, está sendo aprimorada uma solução de gestão logística de embalagens com inteligência artificial desenvolvida de forma conjunta anteriormente. Já a Maltic vem atuando ao lado do ISI-TICs no desenvolvimento de uma solução inovadora que irá beneficiar o Polo Automotivo de Goiana-PE. 

“Com o Habitat de Inovação, pretendemos criar um ambiente efetivamente colaborativo, sempre com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras que possam contribuir para o crescimento e a competitividade da nossa indústria. Parcerias como essas são fundamentais para fortalecer o empreendedorismo industrial, a troca de conhecimentos e a transferência tecnológica”, ressalta.  

O ISI-TICs é o segundo Instituto da rede ISI a lançar a chamada Habitats de Inovação, seguindo o modelo previsto pela Plataforma de Inovação para a Indústria, uma iniciativa do SENAI Nacional que, por meio de diversas ações, fomenta o desenvolvimento de soluções inovadoras que possam contribuir com o aumento da produtividade e da competitividade da indústria brasileira. Empresas interessadas em aderirem ao Habitat de Inovação do ISI-TICs poderão fazê-lo até o dia 3 de agosto de 2022, conforme o Edital da chamada.

 Os Institutos SENAI de Inovação 

A Rede de Institutos SENAI de Inovação foi criada para atender as demandas da indústria nacional. Ela tem como foco de atuação a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática, no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios. Os institutos trabalham em conjunto, formando uma rede multidisciplinar e complementar, entre si e em parceria com a academia, com atendimento em todo o território nacional. 

A rede é composta por 26 Institutos SENAI de Inovação. Desde a criação, em 2013, mais de R$ 1,2 bilhão foram mobilizados em 1.332 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A estrutura conta com mais de 930 pesquisadores, sendo que cerca de 52% possuem mestrado ou doutorado. Por serem reconhecidos como Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), os Institutos SENAI de Inovação possuem acesso a diversas fontes de financiamento não-reembolsáveis para projetos de PD&I. Atualmente, 15 institutos compõem unidades EMBRAPII e possuem acesso direto a recursos para financiamento de projetos estratégicos de pesquisa e inovação.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.