Notícias

jul 19, 2024

ISI-TICs realiza evento sobre potencial das realidades estendidas para a indústria pernambucana

O potencial revolucionário das realidades virtual, aumentada e mista na produção industrial e no ecossistema de startups foi abordado pelo workshop SENAI XR 2024: Realidades estendidas para as indústrias pernambucanas, promovido pelo Instituto Senai de Inovação – Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs). O evento aconteceu nesta quinta-feira (18), no SENAI Santo Amaro, e contou com a participação de integrantes de indústrias, de startups, estudantes de tecnologia e representantes do Porto Digital.

O gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do ISI-TICs, Ricardo Brazileiro, abriu o evento e, em sua fala, apresentou o ecossistema dos Institutos Senai de Inovação pelo Brasil, com ênfase no ISI-TICs. O gestor também enfatizou como essas ações de tecnologia podem impactar produtos e processos de várias áreas. “O SENAI-PE tem um papel catalisador, de reunir indústrias, startups, instituições de ensino e experts. Eventos como o de hoje visam mostrar o que estamos desenvolvendo nesssa área de realidades estendidas, mas também desejamos criar uma cultura de colaboração mais ampla. Queremos realizar mais eventos desse tipo não apenas de XR [do inglês eXtended Reality] , mas de outros temas”.

A primeira palestra foi ministrada pelo doutorando e pesquisador do ISI-TICs Jarbas Jácome, que falou sobre as variadas aplicações das realidades estendidas na indústria a fim de aumentar a eficiência operacional. “O evento, para mim, superou as expectativas. A intenção era mostrar essas potencialidades para um contexto pernambucano. Tivemos presenças de várias empresas, do Porto Digital, e mostramos o que pensamos sobre esse tema”. Em seguida, a consultora Mariele Ferreira fez uma introdução ao tema de Business Information Management (BIM) no contexto da Arquitetura e Construção Civil industriais.

O pesquisador-líder do ISI-TICs, Rafael Macieira, e o engenheiro de software do ISI-TICs, Luís Alves, por sua vez, deram um exemplo de aplicação prática das realidades estendidas. A dupla apresentou o caso do CONE – Galpão Logístico do Futuro. Óculos de realidade mista Hololens foram utilizados para mostrar um modelo virtual de um novo galpão de logística. Com ele, é possível ver, no local, como vai ficar parte da estrutura já pronta, mesmo que o terreno ainda esteja em fase de terraplanagem. “Nossa ideia era explorar as possibilidades que tínhamos no ISI-TICs para entregar o que a CONE precisava. Eles foram muito receptivos e conseguimos utilizar o Hololens de forma assertiva”, detalha Luís.

Os participantes também foram convidados a participar de uma oficina demonstrando como utilizar os óculos de Realidade Mista da Microsoft Hololens 2 e como utilizar tecnologia para realidade aumentada. Alguns dos equipamentos de XR ficaram disponíveis para experimentação.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.