ISI-TICs e startups pernambucanas desenvolvem projetos para a Indorama
Parceiro da indústria no desenvolvimento de soluções inovadoras, o Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) está desenvolvendo projetos de PD&I para atender a demandas da Indorama Ventures Polímeros, multinacional petroquímica tailandesa e maior produtora de PET do mundo, que conta com uma unidade fabril no Complexo Industrial Suape, em Ipojuca-PE. Desenvolvidas em parceria com as startups pernambucanas Brisa Robótica e Neuron Predict, as soluções unirão tecnologias como Inteligência Artificial, Visão Computacional e Internet das Coisas (IoT).
Conheça, abaixo, os projetos aprovados no ciclo da Indorama Ventures Polímeros no Desenvolve.ai:
SMART-FORKLIFT IN
Imagine uma empilhadeira autônoma, que mapeia as rotas dentro do galpão logístico e realiza o transporte e empilhamento de bags na posição correta: essa é a ideia da Smart-forklift In, empilhadeira inteligente que será desenvolvida pelo ISI-TICs e pela start-up Brisa Robótica para a Indorama. A Inteligência Artificial das empilhadeiras ficará a cargo da Brisa Robótica, que já atua com esse serviço desde 2015. O ISI-TICs, por sua vez, será responsável por desenvolver o algoritmo de Visão Computacional para a correta identificação dos pallets onde ficam os big bags de resinas PET que precisam ser transportados para seus locais de destino.
SMART MULTIVARIABLE SYSTEM
A parceria do ISI-TICs com a Neuron Predict irá otimizar o processo produtivo de resina PET da fábrica da Indorama em Pernambuco. Para isso, a solução desenvolvida utilizará o estado da arte de tecnologias de Inteligência Artificial, Machine Learning e Digital Twin para apresentar predições de variáveis-chave de qualidade e controlar o processo. Em uma primeira etapa, apenas fazendo sugestões para o operador de como ajustar suas variáveis para alcançar os objetivos desejados e em um segundo momento assumindo o controle da planta manipulando de forma autônoma o processo. O controlador/otimizador multivariável baseado em inteligência artificial SMS reduzirá a variabilidade do processo e aumentará a produtividade atuando 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Institutos SENAI de Inovação – A Rede de Institutos SENAI de Inovação foi criada para atender as demandas da indústria nacional. Ela tem como foco de atuação a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática, no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios. Os institutos trabalham em conjunto, formando uma rede multidisciplinar e complementar, entre si e em parceria com a academia, com atendimento em todo o território nacional.
A rede é composta por 26 Institutos SENAI de Inovação. Desde a criação, em 2013, mais de R$ 1,2 bilhão foram mobilizados em 1.332 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A estrutura conta com mais de 930 pesquisadores, sendo que cerca de 52% possuem mestrado ou doutorado. Por serem reconhecidos como Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), os Institutos SENAI de Inovação possuem acesso a diversas fontes de financiamento não-reembolsáveis para projetos de PD&I. Atualmente, 15 institutos compõem unidades EMBRAPII e possuem acesso direto a recursos para financiamento de projetos estratégicos de pesquisa e inovação.
Indorama – A Indorama Ventures mantém iniciativas alinhadas com nossos compromissos e ambições em sustentabilidade para aumentar nosso foco na criação de valor de sustentabilidade de longo prazo. Reconhecemos que temos que desenvolver e entregar uma estratégia sustentável para criar oportunidades que nos ajudem a alcançar uma economia verdadeiramente circular.
Foto: https://www.indoramaventures.com/en/worldwide/1146/indorama-ventures-polimeros