ISI-TICs aprova quatro projetos na Smart Factory
O Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) aprovou quatro projetos na terceira chamada da Smart Factory, categoria da Plataforma Inovação da Indústria que busca estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras com foco em tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 para micro e pequenas indústrias. Agora, o instituto pernambucano irá contribuir para a melhoria de quatro soluções já utilizadas por empresas parceiras – Lean 4.0, Lactoquito, XP Energy e SGP+AR – e, posteriormente, validá-las em mais de 100 estabelecimentos industriais do estado. Ao todo, R$ 3,2 milhões serão investidos no desenvolvimento dos projetos.
As soluções que serão aprimoradas envolvem variadas tecnologias e atenderão segmentos diferentes do setor industrial Pernambuco. No caso da XP Engenharia, por exemplo, a proposta é aperfeiçoar uma plataforma de gerenciamento de custos de energia elétrica, por meio da implantação de sensores inteligentes em pontos estratégicos da indústria. A ideia é que os dados coletados sejam enviados para a nuvem e alimentem a plataforma, em tempo real, possibilitando a geração de relatórios e a identificação de oportunidades de redução do consumo elétrico.
Coordenador de Negócios e Parcerias do SENAI-PE, Vamberto Souza destaca que, após a finalização das melhorias, elas deverão ser validadas em outras indústrias locais, fomentando a inovação no setor produtivo pernambucano. No total, a chamada aprovou 15 ideias apresentadas por institutos e empresas de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraná e Mato Grosso do Sul, além de Pernambuco. A categoria Smart Factory é realizada pelo SENAI Nacional, com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).