Notícias

jul 11, 2023

ISI-TICs agora é Unidade Embrapii

A partir desta segunda-feira (10), o Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) é oficialmente uma Unidade Embrapii. Isso porque, em cerimônia realizada na manhã de hoje, as duas instituições assinaram o termo de cooperação que autoriza o início da parceria que irá garantir recursos para o desenvolvimento de projetos de inovação para a indústria com foco em aplicações satelitais. Na ocasião, que contou com a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, também houve o credenciamento do BioCetene como Unidade Embrapii. O evento ocorreu no auditório do Cetene.

De acordo com a ministra Luciana Santos, essas parcerias representam mais um passo em direção ao desenvolvimento inclusivo e sustentável. “O Brasil possui uma base de produção de conhecimento muito rica. Mas esse conhecimento está concentrado nas instituições públicas. Queremos conectar a produção do conhecimento científico com as demandas da sociedade. Vamos acelerar a transferência de tecnologia para as empresas e ampliar a nossa capacidade de inovar, de criar produtos e serviços e apresentar soluções para os desafios do país”, disse.

Selecionado para fazer parte da rede de Unidades Embrapii em dezembro de 2022, o ISI-TICs irá atuar na área de Sistema de Inteligência Geoespacial. “O nosso papel é contribuir para o desenvolvimento da cadeia industrial, por meio da integração de tecnologias como satélites e sensores em terra. Isso irá possibilitar a análise integrada para geração de inteligência em diversas áreas, desde a integração logística das cadeias industriais até equipamentos no chão de fábrica, além de aplicações na agricultura e na transição energética”, explicou o diretor de Inovação e Tecnologia do Senai-PE, Oziel Alves.

Presidente da FIEPE e do Conselho Regional do SENAI-PE, Ricardo Essinger destacou a importância dessa parceria para o fortalecimento da indústria regional. “Hoje, boa parte dos produtos industriais são importados e precisamos superar a desindustrialização e voltar a produzir no Brasil. Sem dúvida, esse credenciamento é um passo muito importante para o Nordeste. Agradeço a todos a confiança e, em breve, voltaremos a ter uma indústria pujante na região”, afirmou.

A importância dessas parcerias para o processo de reindustrialização do país também foi destacada pelo presidente da Embrapii, Francisco Saboya. O desafio da Embrapii, para ele, é ajudar na recuperação da representatividade do setor no PIB nacional. “Essas duas novas unidades vão ajudar o Brasil a dar o salto que ele precisa para elevar seus padrões de competitividade. O tecido produtivo nacional poderá se beneficiar da capacidade tecnológica que aqui está”, frisou.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.