Grand Prix: o reality desafia docentes e coordenadores
Como forma de incentivar o corpo pedagógico da instituição a se aprofundar nas competições da Saga SENAI de Inovação, o SENAI Pernambuco promoveu, nos dias 9 e 10 de maio, o Grand Prix SENAI de Inovação: o reality, pelo terceiro ano consecutivo. A iniciativa reuniu docentes e coordenadores pedagógicos de nove escolas da rede no estado, que participaram de uma simulação do Grand Prix, uma maratona que provoca estudantes a desenvolverem soluções inovadoras para a indústria. Divididos em escuderias, eles apresentaram, na quarta-feira (10), um projeto que atendeu ao seguinte desafio: como potencializar o ensino voltado ao desenvolvimento de competências por meio das tecnologias educacionais? A equipe vencedora da disputa será conhecida no dia 26 de maio.
Coordenado pelas analistas de Educação Profissional Aléa Andrade e Julyana Leite, a proposta do evento foi capacitar os docentes em todas as etapas do desenvolvimento de soluções inovadoras, da ideação à prototipagem, para que eles possam, posteriormente, incentivar os estudantes a participarem da Saga SENAI de Inovação, que congrega, além do Grand Prix, o Desafio SENAI de Projetos Integradores (DSPI) e o Inova SENAI. A abertura do evento, realizada na manhã da terça-feira (9), contou com a presença da gerente de Educação do SENAI-PE, Tatyana Gugelmin, que destacou a importância da iniciativa para a melhoria da qualidade da educação oferecida pela instituição.
A programação da abertura contou, ainda, com a participação da docente Debhora Rosa, do SENAI Areias, que já acumula dois títulos no Grand Prix, um estadual e um nacional, como mentora de uma escuderia. Na ocasião, ela deu dicas de como os docentes podem engajar os estudantes a participarem da competição. “Quando você mesmo entende que o GP é algo que ajuda a expandir sua mentalidade, não é preciso muito para convencer os alunos. Eu afirmo pra eles que, mesmo que não saiam como vencedores, eles ganharão muito conhecimento e experiência”, afirmou.