Notícias

jul 9, 2021

Grand Prix: fase escolar desafia mais de 280 alunos

Estudantes do SENAI Pernambuco participaram, entre os dias 6 e 9 de julho, da fase escolar do Grand Prix – uma competição que visa incentivar os estudantes a pensarem em ideias inovadoras que atendam a problemas reais da indústria. Ao todo, 41 escuderias de todas as escolas se inscreveram para participar da iniciativa. Juntos, 287 alunos, de diversos cursos, trabalharam, sob a orientação de docentes da instituição, ao longo de 16 horas para propor soluções para demandas da Globo Nordeste e da Suryha. Após uma etapa final de seleção, as quatro melhores equipes serão selecionadas para a fase estadual do Grand Prix.

No caso da Globo Nordeste, o desafio dos alunos era sugerir melhorias que pudessem facilitar o uso do teleprompter pelos apresentadores da emissora. Já a Suryha, empresa do Paraná que fabrica equipamentos para a área de refrigeração, estava em busca de um projeto que pudesse facilitar a instalação de condensadores pesados em áreas que não aceitem o uso de escada ou de andaimes. Cada escuderia pôde optar por um desafio.

Ao fim do Grand Prix, os estudantes precisaram apresentar um vídeo-pitch, um canvas do modelo de negócios e um protótipo inicial, não funcional, da sua solução. No primeiro dia da competição, os estudantes assistiram a palestras relacionadas a essas atividades. “No Grand Prix, os estudantes têm a oportunidade de pensar em soluções que, posteriormente, poderão ser aperfeiçoadas para atender as necessidades do setor produtivo. Queremos formar profissionais que estejam prontos para atuar no mercado de trabalho”, explica Aléa Andrade, uma das interlocutoras da Saga SENAI de Inovação em Pernambuco.

Uma equipe de cada escola foi escolhida para a última etapa de avaliação (confira lista abaixo), que consistirá na análise dos projetos apresentados e já aperfeiçoados. As quatro melhores equipes disputarão a etapa estadual do Grand Prix, marcada para o mês de novembro. A escolha será realizada a partir da avaliação dos especialistas técnicos do SENAI-PE. O resultado final será divulgado em agosto.

SAGA DE INOVAÇÃO – O Grand Prix é uma das competições que fazem parte da Saga SENAI de Inovação – uma iniciativa do SENAI Nacional que visa incentivar os estudantes da instituição a desenvolverem habilidades que facilitem a proposição e execução de ideias inovadoras para o setor produtivo brasileiro.

 

ESCUDERIAS SELECIONADAS

SENAI Araripina: Cangaceiros do Araripe

SENAI Areias: Chapéu de Palha

SENAI Cabo e Ipojuca: Melius e Storm

SENAI Caruaru: Os especialistas

SENAI Jaboatão: Divergentes 4.0

SENAI Paulista: Química Reversa

SENAI Petrolina: Fulô do Sertão

SENAI Santo Amaro: TecWave