FIEPE, SENAI e Porto de Suape discutem descarbonização industrial
As discussões sobre o processo de descarbonização da indústria pernambucana foram fortalecidas nesta sexta-feira (30), em reunião realizada na Casa da Indústria. Na ocasião, o presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, e a diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto, receberam representantes do Complexo Industrial Portuário de Suape para conversar sobre possíveis estratégias para viabilizar a transição energética no estado. O encontro contou com a participação do ex-presidente da Federação e da Confederação Nacional da Indústria, Armando Monteiro Neto.
De acordo com Camila Barreto, a ideia é aproximar as instituições com o objetivo de pensar em parcerias que possam ajudar no desenvolvimento de projetos conjuntos com foco na descarbonização industrial. “O Cluster SUAPE de Inovação Industrial e o TecHUB Hidrogênio Verde, capitaneados pelo SENAI-PE, podem ser atores centrais na operacionalização dessa estratégia. Para nós, essa agenda também é importante porque tem potencial para fortalecer e acelerar a reindustrialização de Pernambuco”, pontuou a executiva.
Representando o Porto de Suape, participaram o diretor de Desenvolvimento e Gestão Industrial, Arthur Neves, e de Relações Governamentais e Institucionais, Sóstenes Alcoforado. Ao final do encontro, os presentes conheceram as instalações do Observatório da Indústria e do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), que atuam diretamente com a pesquisa e a análise de dados e com o desenvolvimento de soluções inovadoras, respectivamente.