Notícias

mar 18, 2025

ExpoRenováveis consolida SENAI como referência no mercado energético

O SENAI Pernambuco consolidou sua posição como referência na oferta de soluções em descarbonização e transição energética durante a ExpoRenováveis 2025, realizada nos dias 12 e 13 de março. No estande da instituição montado na feira, foram apresentados cases sobre hidrogênio verde, energia solar, armazenamento de energia, eficiência energética, análise de gases de efeito estufa e projetos de crédito de carbono, entre outros. O evento também marcou a formalização de um acordo de cooperação técnica com a ABREN (Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos), o SINDIENERGIA (Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado de Pernambuco) e a APERENOVÁVEIS (Associação Pernambucana de Energias Renováveis), visando à promoção de estudos e soluções para a recuperação energética de resíduos.

Outro destaque que chamou a atenção do público foi a visualização imersiva da planta de eletrólise do parque tecnológico SENAI-TECHUB, localizado no Porto de Suape, disponível tanto no estande quanto em painéis do evento. A tecnologia utilizada incluiu os Oculus Quest e HoloLens, explorando soluções de Realidade Virtual (VR), Realidade Mista (MR) e Realidade Aumentada (AR) para projetos industriais complexos. A primeira molécula de H₂V está prevista para ser produzida no dia 7 de abril. Além disso, foram apresentados drones para inspeção de parques eólicos, monitores de emissão de partículas e gases de combustão em chaminés, além de inventários e ações de mitigação.

“Cada vez mais, o SENAI vem se posicionando como uma instituição que oferece soluções em descarbonização e transição energética. E, nesse sentido, como mencionei anteriormente, temos nos consolidado na integração de duas grandes frentes, formando um binômio essencial: descarbonização e digitalização”, explicou o gerente de transição energética e inovação do SENAI, Phillip Mendonça.

Além do estande, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial também esteve presente nos painéis da feira, onde foram discutidas inovações e tendências no mercado energético. O diretor de tecnologia e inovação, Oziel Alves, participou do painel “Projetos de Hidrogênio Verde em Pernambuco e no Nordeste”, mediado por Phillip Mendonça, abordando uma estratégia de integração dos sistemas energéticos.
Essa iniciativa, chamada de Power to X é um conceito baseado no uso de energia sustentável para desenvolver várias cadeias dos setores econômicos. “Com isso, a gente pode fortalecer a nossa economia, gerar estabilidade e segurança energética, além de agregar o desenvolvimento de novas cadeias globais de produtos verdes”, pontuou Oziel.

Mendonça também participou do painel ‘Cases de Tecnologias Emergentes em Energias Renováveis’. “Foi um aprendizado porque em eventos como esse a gente contribui e também aprende. Vimos questões que vão desde ordem tributária até preparação para a COP-30 e estratégias e políticas para o desenvolvimento energético do estado”, finalizou Phillip.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.