Escolas do SENAI na RMR formam mais de 300 técnicos
As três unidades do SENAI na Região Metropolitana do Recife — Santo Amaro, Areias e Paulista — formaram 371 técnicos em 17 cursos. A solenidade de formatura foi realizada na noite da terça-feira (1º de julho), na Casa da Indústria, no bairro de Santo Amaro. Com isso, a instituição já soma mais de 1.300 novos profissionais formados em suas dez unidades, muitos deles já atuando em suas respectivas áreas.
Os cursos concluídos foram: administração, automação, desenvolvimento de sistemas, edificações, eletromecânica, eletrônica, eletrotécnica, informática, manutenção automotiva, manutenção e suporte em informática, mecânica, programação de jogos digitais, química, refrigeração e climatização, segurança do trabalho, vestuário e mecatrônica.
O gerente de Educação do SENAI Pernambuco, Celso Soares, destacou, em sua fala, os números positivos da economia do estado e o aquecimento da atividade industrial, que deve gerar novas oportunidades. “Os melhores empregos serão conquistados por quem detém o conhecimento. Ao longo de quase dois anos, vocês construíram saberes, competências e habilidades que os prepararam para o mercado de trabalho”, afirmou.
Paraninfa das turmas, a analista de educação Rita Lino ressaltou que a conclusão do curso técnico representa apenas o início de uma trajetória profissional. “Esta é apenas a primeira etapa. Ela demonstra o empenho de vocês em buscar conhecimento. Continuem estudando e pesquisando”, orientou.
Patrono das turmas, o gerente de segurança do Sistema FIEPE, coronel José Ramos, destacou a empregabilidade dos egressos do SENAI. “Antes da cerimônia, conversei com dois alunos que já estão empregados. Tenho certeza de que muitos de vocês também estão. Isso é resultado de dedicação e esforço. Levem isso para a vida toda”, pontuou.
O secretário acadêmico da escola do SENAI Santo Amaro, Ivison Cordeiro, reforçou que o aprendizado é contínuo e que os formandos sempre poderão contar com a instituição. “O SENAI estará de portas abertas para novas formações. Sejam curiosos e façam a diferença”, disse.
Representando a unidade de Areias, o coordenador do núcleo de Gerência de Educação e Negócio, Tassio Hylmar Wanderley, lembrou que as competências desenvolvidas pelos alunos ao longo do curso são ferramentas para sua inserção no mercado. “Vocês têm lugar em qualquer indústria do país. Executem o que aprenderam e alinhem teoria à prática”, afirmou.
A secretária administrativa e financeira do SENAI Paulista, Flávia Assis, agradeceu aos docentes e colaboradores pelo suporte dado aos estudantes e incentivou os formandos a continuarem buscando seus objetivos. “Tudo começa com um sonho. Ao entrarem no SENAI, vocês sonharam com uma vida profissional melhor. Não deixem de sonhar nem de buscar conhecimento”, declarou.
Em vídeo, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e do Conselho Regional do SENAI-PE, Bruno Veloso, também enviou uma mensagem aos formandos. “Vocês são profissionais qualificados, aptos para o mundo do trabalho, e têm a missão de contribuir para a produtividade das indústrias regionais.”
A diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto, destacou o percurso dos alunos até a formatura. “Acompanhamos a trajetória de cada um, com os desafios superados, a capacidade de aprender, se reinventar e inovar. Vocês representam um futuro que já começou”, disse.
Em nome de todos os formandos, a aluna do curso técnico em administração da unidade de Areias, Débora Melo, fez o discurso de agradecimento. Ela mencionou os desafios enfrentados ao longo da formação e agradeceu aos profissionais da instituição. “Conseguimos vencer as adversidades e dúvidas. O SENAI, com seus docentes capacitados, esteve ao nosso lado durante todo o percurso. Hoje somos profissionais formados e prontos para atuar”, concluiu.